TERÇA FEIRA DA SEMANA MAIOR

 Em Igreja em Saída, Notícias

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito pela comunidade de João 13,21-33.36-38
Um de vós me entregará…
O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos,21 Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”.36 Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”.37 Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38 Respondeu Jesus:

“Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

No seio da própria comunidade, do círculo mais restrito daqueles e daquelas que convivem com Jesus tem um traidor! Aliás tem vários traidores que na hora crucial se debandam, vão embora e deixam o preso, que é político – religioso, e o condenado a morte ao seu destino. Pedro afirma categoricamente que ele dará a vida para o mestre, mas Jesus, de forma direta o chama de volta para a realidade, e ao que acontecerá de verdade, não terá chegado ainda o dia quando ele o terá negado e traído três vezes.
O desafio que nos espera como Pastoral Carcerária é claro, não podemos virar as costas ao irmão, irmã que está encarcerado, e tanto menos abandoná-los ao seu destino. Isso é a grande traição que se repete todas as vezes que fechamos olhos, ouvidos e que dizemos com as mais diferentes atitudes que nada temos a ver com um sistema penitenciário que exclui e mata. O próprio Jesus não compactou com o sistema político e religioso de seu tempo, Ele escolheu os pobres e os periféricos, e como consequência a própria sentença de morte foi a dos malfeitores, dos “bandidos” que ele levou para o paraíso. Oxalá nosso olhar seja compassivo e amoroso como o dEle.

Oremos.

Deus eterno e todo-misericordioso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo