Paróquias da diocese de Sinop (MT) realizam encontro de formação

 Em Igreja em Saída, Notícias

Da PCr de Sinop

Nos dias 15 e 16 de outubro, aconteceu na casa de Retiro Shalom a formação diocesana de agentes da Pastoral Carcerária de seis paróquias da Diocese de Sinop (MT), com a presença da Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária, Ir. Petra Pfaller.

A Pastoral Carcerária nasceu quando Maria visita Jesus no cárcere, ele mesmo nos ensinou, dizendo “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25). A PCr é uma pastoral de escuta, que vai de encontro, uma igreja em saída sem julgamentos, vendo a face de Jesus nos encarcerados. O objetivo da pastoral é a Evangelização e Promoção da Dignidade humana, por meio da presença da igreja nos cárceres através das equipes de pastoral, na busca de um mundo sem cárceres.

No encontro tivemos a presença de agentes que já atuam na pastoral carcerária e pessoas interessadas em assumir esta missão no cárcere. Foram realizadas várias partilhas de experiência e testemunhos da missão, bem como partilhadas realidades existentes nos diversos presídios de nossa Região e do Brasil.

A formação trouxe reflexões sobre a vida, sobre o profundo respeito e o olhar misericordioso no momento da visita das pessoas presas e no acompanhamento das famílias, sempre com o compromisso de anunciar e denunciar.

O objetivo assumido é fortalecer e aumentar mais pessoas da nossa igreja comprometidas com esta pastoral social. Um próximo passo é a realização de trocas de experiências, para conhecer mais a Justiça Restaurativa e buscar sua inserção na nossa comunidade.

A Diocese de Sinop tem seis presídios espalhados em toda a Região Norte do Mato Grosso, e na maioria deles já existe a atuação da Pastoral Carcerária, mas ainda faltam mais “operários e operárias pois a messe é grande”, especialmente neste retorno das visitas pós-pandemia.  A quem se interessar, procure seu pároco e se informe, e/ou entre no website e nas redes sociais da Pastoral Carcerária nacional para saber mais. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo