O santo Papa Francisco enviou à Pastoral Carcerária Nacional, na figura de Dom Henrique Aparecido Lima, seu bispo referencial, uma carta parabenizando a Pastoral pelos seus 50 anos de existência, ocorrido em 2022, e concedendo a todas e todos os agentes pastorais responsáveis por essa bela missão uma bênção apostólica,.
Escrita por Edgar Pena Parra, Arcebispo da Igreja Católica e Substituto da Secretaria de Estado, a carta dá uma “especial bênção” para a Pastoral Carcerária Nacional “com ocasião dos seus 50 anos de atividade no território brasileiro”.
“A esse respeito, sua santidade confiou-me a honrosa tarefa de transmitir-lhe os seus votos de que esse benemérito serviço eclesial, que possibilita aos agentes pastorais nele envolvidos o encontro com o próprio senhor (cf.Mt 25, 36), siga sendo, na Igreja e na sociedade brasileira, um sinal visível da misericórdia de Deus para com os irmãos e irmãs encarcerados.
Como penhor destes votos e de abundantes graças celestiais sobre os membros da Pastoral Carcerária, e pela intercessão materna da Virgem Aparecida, o Papa Francisco de bom grado concede a todos a Benção Apostólica, pedindo que não deixem de rezar por ele”, diz a carta.
O jubileu de ouro da Pastoral foi marcado pela lembrança do histórico de evangelização e preocupação com a dignidade humana da população encarcerada, tão marginalizada na nossa sociedade. A bênção do Santo Papa à todas e todos que realizam essa missão de amor cotidiana anima e fortalece todas e todos na luta por um mundo sem cárceres.