Padre Bosco: Jubileu da Pastoral Carcerária

 Em Igreja em Saída, Notícias

No dia 28 de agosto, no Santuário Nacional de Aparecida, celebramos os 50 anos da Pastoral Carcerária: a presença da igreja na triste realidade dos cárceres. A prisão é o lugar da humilhação e da degradação humana, mas também o lugar da solidariedade.

Muitos homens e mulheres cumprindo pena sobrevivem graças à solidariedade dos demais. Os que não recebem visita dependem da doação dos outros. A família pobre precisa ajudar a manter quem está na prisão.

A Pastoral Carcerária é como um tesouro ainda escondido, que precisa ser descoberto em muitos lugares, tanto por familiares como também por agentes de pastoral e por todos os cristãos, uma vez que todos nós somos atingidos pela prática prisional.

Podemos ter membros de nossas famílias na prisão, além da família humana e cristã vítimas do cárcere. A igreja não pode esquecer dos filhos e filhas que receberam o batismo e não foram acompanhados e agora precisam da assistência na vida prisional.

Celebrar os 50 anos da Pastoral Carcerária é fazer a memória de tantas pessoas que dedicaram tempo para visitar os privados de liberdade, tantas pessoas anônimas que entenderam que só a oração não basta, mas deve ser seguida da caridade.

O apelo de Jesus continua sendo feito: Eu estava preso e vocês foram me visitar. É o apelo para uma igreja em saída. Feliz de quem entender e colocar em sua missão o apelo do Senhor, que estando preso veio para nos libertar de todas as prisões.

Que possamos trabalhar para a superação da realidade deprimente da prisão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo