Ir. Petra participa de encontro de formação da PCr do PA

 Em Igreja em Saída, Notícias

Dos dias 26 a 28 de maio aconteceu o encontro de formação de agentes em Marabá, na Chácara do Bispo. O encontro teve início na sexta-feira à noite e contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas de Marabá, Redenção e Parauapebas. A equipe local deu as boas-vindas aos participantes com uma oração inicial. 

À noite, seguiu com uma apresentação individual de cada participante, que deveria compartilhar uma qualidade que as pessoas percebem nele/nela. Também foi proposta a escrita de dúvidas relacionadas à PCr.

No sábado, a programação começou com uma oração e depois do café ocorreu a exibição de um vídeo sobre a missão profética da PCr, produzido pela CNBB. Os participantes foram divididos em grupos para refletir sobre o aprendizado e o que desejavam aprofundar, para depois apresentar a síntese das discussões. 

Mais tarde, um vídeo abordando evangelização dentro do cárcere foi exibido e a mesma proposta de atividade foi realizada. Em seguida, a Justiça Restaurativa (JR) trouxe a dinâmica da escuta ativa.

No domingo, foi realizada uma missa com outro grupo e, após a celebração, os participantes tiveram um café da manhã e assistiram a um vídeo de familiares de pessoas presas. Em seguida, foram abordadas as medidas de desencarceramento da Agenda pelo Desencarceramento e do “Sonho de Deus” do CELAM.

No mesmo final de semana, ocorreu na chácara a escola de formação dos Diáconos Permanentes. A PCr celebrou as missas de sábado e domingo com o Bispo Dom Vidal, que presidiu as cerimônias.

O Bispo também participou da Escola dos Diáconos, e acabaram tendo alguns momentos de contato e interação com ele, além de se aproximar dos futuros diáconos. Durante o encontro, a PCr de Redenção trouxe terços produzidos pelos homens presos, com o intuito de divulgar o trabalho realizado e vendê-lo.

Além disso, houve momentos de partilha e oração com a relíquia do Cardeal Van Thuan, que foi encarcerado nas prisões do Vietnã por 13 anos, e dizia que era difícil falar das qualidades de Deus, pois elas são transcendentes, então  elaborou os “defeitos” de Jesus, que mostram como mesmo numa aparente imperfeição, Jesus é cheio de compaixão, bondade e perdão, portanto não são defeitos, e sim uma forma humana de mostrar que podemos nos aproximar de Deus se nos importarmos com nossos irmãos e irmãs. 

Ao longo de todo o encontro, foram utilizadas dinâmicas e metodologias das ferramentas da JR. O evento pareceu revigorar a caminhada da PCr nessa região. Os agentes atuam sem o apoio da capital e da CNBB regional, porém, os bispos locais demonstram seu apoio e incentivo à  pastoral.

Na quinta-feira, 1º de junho, aconteceu em Parauapebas outro encontro de formação, na Paróquia São Francisco do Espírito Santo. Estavam presentes 14 pessoas, entre leigos, diáconos e padres. A pauta era a situação atual da PCr local que teve as visitas interrompidas durante a Pandemia e ainda não conseguiu retornar. Depois da roda de escuta, houve um momento de formação geral e diálogo com perguntas abertas.

No dia seguinte, em São Félix do Xingu, também houve uma formação com padres e leigos que têm interesse em implantar a PCr na região, e depois de terem feito a primeira visita, saíram tocadas, mas animadas para formar um grupo e realizar as visitas.

Ir. Petra ressalta que é sempre uma experiência bonita encontrar a Igreja viva junto ao povo de Deus encarcerado. “Agradeço imensamente às equipe que nos acompanharam nas visitas em Altamira, Parauapebas, São Félix do Xingu e especialmente os agentes pastorais de Marabá, que organizaram todo encontro que resgatou a alegria e o ânimo na Pastoral Carcerária do Sul e Sudeste do Pará. A Pastoral Carcerária está de parabéns pelo compromisso assumido na missão no cárcere, apesar das grandes dificuldades nas visitas da assistência religiosa por causa das inúmeras restrições exigidas pelo Estado do PA”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo