Encontro das Coordenações das Pastorais Sociais

 Em Igreja em Saída, Notícias

Nesta terça-feira (19) em Brasília, DF, reuniram-se as/os representantes das pastorais sociais na Comissão Episcopal para a Ação Sócio-transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) para discutir propostas e questões sociais, seguido de um momento de reflexão e ensinamentos sobre fazer a vontade de Deus. As questões debatidas envolveram os estatutos e projetos de formação sobre Especialização em Dimensão Social da Fé (PPC), cooperação no projeto Encantar a Política, informações sobre Census e diálogo sobre autossustentação das pastorais

No início do encontro, cada pastoral entrou com sua respectiva bandeira, como vemos na imagem abaixo. Vera Dalzotto, Assessora Nacional da Pastoral Carcerária para a Questão da Justiça Restaurativa ressalta “A pastoral sócio-transformadora existe em vista das necessidades e direitos do nosso povo marginalizado. Somos um só corpo de muitos membros e sofremos, lutamos e resistimos pela mesma causa. Promoção da dignidade humana na integralidade!”

A temática também veio como uma forma de reforçar a Campanha da Fraternidade de 2024 e refletir sobre a “Fraternidade e a Amizade Social: vós sois todos irmãos e irmãs”. O encontro entre as pastorais é manifestação viva do fortalecimento da união na igreja e, principalmente, para nós, Pastoral Carcerária, uma reflexão profunda para animar a luta por um mundo sem cárceres. 

No decorrer do encontro, as pastorais sócio-transformadoras alimentam-se da forte espiritualidade de Jesus Cristo, onde a evangelização promove a dignidade e o ponto que une a todas. A vida de São José foi citada como exemplo sobre os cuidados dos mais necessitados. Um dia importante e especial para todos que estavam presentes. 

 

 

Volatr ao topo