Coordenação da Pastoral Carcerária Nacional se faz presente na 60ª Assembleia dos Bispos do Brasil

 Em Igreja em Saída, Notícias

A Irmã Petra Pfaller, Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária e o Padre Gianfranco Graziola, Assessor Teológico da PCr, estiveram em Aparecida do Norte dos dias 18 a 21 de abril por ocasião da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Irmã Petra e Padre Gianfranco ao lado de D. Walmor, presidente da CNBB de 2019 a 2023. Agradecemos muito o seu apoio e serviço, e desejamos que seu caminho seja muito abençoado.

Esta presença de algum membro da Coordenação Nacional da Pastoral tem sido notada e apreciada pelos próprios bispos, e embora não partícipe diretamente nos trabalhos da assembleia, tem sempre dado a possibilidade única e preciosa de encontrar os pastores das mais diversas realidades e de todos os recantos de um país que é continental e que é difícil de alcançar no dia a dia.

Também este ano não foi diferente, aliás foi além das expectativas, porque além dos bispos que estavam na lista programática, houve a possibilidade de saudar e conversar com muitos outros sobre realidades e questionamentos que fazem parte de nosso dia a dia e dos temas de debate da própria pastoral. Foi importante participar diariamente com eles na celebração das tardes após dias intensos de trabalhos, de conversas, para colocar no colo da Mãe Aparecida esperanças, sonhos, desafios.

Muito bonito foi também o encontro com o movimento das “Mães que oram pelos Filhos”, que faziam sua romaria internacional ao Santuário de Aparecida na sexta-feira. O Pe. Gianfranco teve oportunidade de participar da celebração eucarística e conversou com Dona Ângela, grande animadora do movimento, orando com as mães que estão nos fins de semana nas filas de visita das penitenciárias e cadeias de nosso imenso país.

Cada vez mais está se confirmando que a presença na Assembleia Nacional da CNBB é fundamental e talvez se deva pensar juntamente com a Comissão pela Ação Sócio Transformadora uma presença mais efetiva e ativa nos trabalhos ao longo de toda a assembleia, fortalecendo e ocupando os espaços, não apenas sociais mas também eclesiais, levando as periferias urbanas, existenciais para o coração da Igreja, colocando em prática o que papa Francisco aponta como fundamental no capítulo IV da Evangelii Gaudium, que trata da Dimensão Social da Evangelização, e as repercussões comunitárias e sociais do querigma, a inclusão social dos pobres, o bem comum e a paz social, o diálogo social como contribuição para a paz.

Irmã Petra Pfaller, Coordenadora Nacional e Pe. Gianfranco Graziola, Assessor Teológico.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo