Agentes da PCr celebram Natal levando o sentimento de festa e esperança para dentro do cárcere

 Em Igreja em Saída, Notícias

Com a aproximação das comemorações de fim de ano, a Pastoral Carcerária e seus agentes estão celebrando junto aos irmãos privados de liberdade. Os grupos de visita marcaram missas por todo o país e alguns, além das celebrações, distribuíram alimentos, bíblias e terços.

No dia 3 de dezembro, as celebrações de Natal foram iniciadas nos vinte presídios e nas quatro unidades da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) da Arquidiocese de Belo Horizonte, e a previsão de encerramento das atividades está marcada para o dia 22.

Ana Lúcia, coordenadora da PCr da arquidiocese de Belo Horizonte, esteve presente nas visitas e diz que “foram momentos de muita alegria, encorajamento, esperança e espiritualidade,tanto para os agentes pastorais quanto para as pessoas encarceradas”.

Ela conta que as equipes providenciaram lembrancinhas de Natal para compartilhar. “A Coordenação Arquidiocesana confeccionou um calendário de 2023 com uma mensagem e um bombom a ser entregue pelas equipes aos encarcerados e aos servidores das 24 unidades prisionais da Arquidiocese de Belo Horizonte”.

Nos dias 13 e 14, os agentes levaram doces e músicos na visita ao Complexo Penitenciário de Florianópolis, em Santa Catarina. Em cada galeria havia um momento de oração e todos ali podiam dizer por quem gostariam de rezar. Irmã Vilma, coordenadora estadual, e Pe. Almir Ramos, vice-coordenador nacional da PCr, conduziram orações e fizeram a interlocução com os presos.

Ariél Philippi Machado, membro do GT da PCr nacional sobre a questão da saúde, conta que foi um momento rico, que revigorou as energias e confirmou a vocação de visitar Cristo atrás das grades. “Cristo nasce nestes ambientes, estar e nascer entre os mais indefesos, os pobres e esquecidos”.

Na manhã do dia 15, voluntários da Arquidiocese de Ribeirão Preto visitaram o Centro de Detenção Provisório de Serra Azul, em São Paulo. Na mesma semana, foram à Penitenciária 1 de Serra Azul, onde Dom Moacir, arcebispo de Ribeirão Preto, atendeu confissões, e à Penitenciária de Ribeirão Preto, com missa presidida também por ele.

Samuel Melo, coordenador diocesano da PCr de Ribeirão Preto e região, conta que há missas de Natal marcadas para todas as oito penitenciárias do município. Das visitas que já aconteceram, ele afirma que houve muita participação dos detentos e funcionários.

O coordenador comenta sobre a realização de uma campanha de venda de sorvete, na qual com o dinheiro arrecadado foram compradas bíblias, terços e livros para distribuir nos cárceres.

Sebastião Teles da Silva Neto, coordenador da Pastoral Carcerária de Aracaju,  diz que nos cinco presídios visitados pela arquidiocese, houve missa de Natal com a participação dos presos. Ele também conta que estão planejando uma espécie de catequese para o ano que vem.

No Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, no Mato Grosso do Sul, após a missa de Natal com Dom Antonino Migliore, bispo da diocese de Coxim, e Pe. José Marivaldo, ocorreu uma entrega de sorvetes a todos os internos, um costume do bispo que oferece em todo Natal e Páscoa.

As celebrações natalinas acontecerão em diversos estados até a véspera do dia 25. Embora possamos nos reunir com as nossas famílias para a ceia, celebrando o nascimento de Cristo, não podemos esquecer de todas as Marias e Jesus presos, que passarão as datas sem a companhia da família e amigos. E agradecer a todas e todos que doaram seu tempo para levar o sentimento de festa e esperança para dentro do cárcere.

A Pastoral Carcerária Nacional deseja a todas e todos um feliz natal, e um próspero 2023. Continuaremos juntos na luta pelo sonho de Deus: o de um mundo sem cárceres!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo