IV Encontro da Agenda pelo Desencarceramento: partilhas e articulações futuras

 Em Agenda Nacional pelo Desencareramento, Notícias

Do dia 29 de novembro a 01 de dezembro, ocorreu em Fortaleza o IV Encontro da Agenda Nacional pelo Desencarceramento. O estado do Ceará foi escolhido pois o estado tem adotado políticas cada vez mais militarizadas e disciplinadoras no seu sistema prisional, servindo como laboratório para o resto do país.

O evento contou com mais de 100 pessoas presentes, representando cerca de 25 organizações e 13 Estados do Brasil. 

O encontro teve como objetivo agregar organizações sociais que lutam pelo desencarceramento, familiares e egressos do sistema para discutir a Agenda, o futuro da luta pelo desencarceramento, além de partilhar e trocar suas experiências. 

Pela Pastoral Carcerária Nacional, estavam presentes a irmã Petra Silvia, coordenadora nacional, Rosilda Ribeiro, coordenadora nacional para a questão da mulher presa, e Gianfranco Graziola, assessor espiritual.

Agentes da PCr de diversos estados também marcaram presença. 

As partilhas foram o principal foco do encontro, tanto das atividades realizadas em 2019 pelas organizações e pessoas, como os  testemunhos pessoais de familiares e egressos. 

Trabalhos em grupo foram feitos para discutir temas relacionados aos 10 pontos da Agenda e pensar articulações e atividades para o ano que vem. 

Ao final do encontro, ocorreu um debate sobre racismo, pois como a maior parte da população prisional brasileira é negra, pobre e periférica, não é possível debater desencarceramento sem debater a questão racial.

DEIXE UM COMENTÁRIO