O auditório do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Uberlândia (MG), sediou em 15 de março um momento de formação para agentes da Pastoral Carcerária e outras pessoas que queiram ingressar na Pastoral.
Entre padres, religiosos e leigos, 70 pessoas participaram da atividade, vindas de Uberlândia e também das cidades de Uberaba, Iuiutaba, Monte Carmelo e Araguari.
A proposta do encontro foi motivar os atuais agentes e preparar os novos para as atividades da PCr, e também estimular que haja a dinamização dos conselhos da comunidade.
Para se ter ideia, somente a Pastoral Carcerária de Uberlândia dá assistência a aproximadamente 2.600 presos, em quatro ambientes carcerários na cidade, daí decorre a necessidade de sensibilizar mais pessoas na Igreja e na sociedade para atenção às pessoas presas.
O evento em Uberlândia contou com a participação, orientação e testemunho do coordenador da Pastoral Carcerária de Montes Claros e Presidente do Conselho de Comunidade da comarca de Montes Claros, Dilson Antônio Marques.
João Cezário Sobrinho, da Arquidiocese de Montes Claros, comentou que para o sucesso da formação foi fundamental “a presença e empenho do clero, inclusive do bispo de Uberlândia, Dom Paulo Francisco Machado, que esteve presente na formação e celebrou a missa de encerramento, enfatizando muito a importância da PCr”. Ele também agradeceu o apoio dado pelo Padre Willians Soares Silva, diretor espiritual da PCr de Uberlândia.
“Confiamos na ação e força do Espírito Santo, para um novo tempo da Pastoral Carcerária em Uberlândia”, expressou João Cezário, em nome da coordenadora da Pastoral Carcerária de Uberlândia, Maria José de Almeida.