Nos dias 21 e 22 de setembro foi realizada uma formação na Pastoral Carcerária em Humaitá – Amazonas. O encontro contou com o apoio do bispo Dom Fontinele, e a presença e participação de diáconos permanentes, religiosas, professores, pastoras, frades, e agentes empenhados na Pastoral Carcerária.
Foi um momento de vasta partilha, e todos participaram ativamente, contribuindo com suas experiências pessoais, principalmente nas leituras bíblicas. As dificuldades da região, diminuiu a presença por parte de alguns, porém, os que vieram, fizeram jus ao momento de estudo
As formações que ocorrem na Pastoral Carcerária são essenciais para o desenvolvimento do trabalho com os familiares e as pessoas privadas de liberdade. Os momentos formativos são espaço seguro para trocas de experiências, escuta ativa, compartilhar sobre suas vivências na missão Pastoral e na realidade dos cárceres. Visando prestar apoio uns aos outros no propósito principal da Pastoral que é a evangelização e a promoção da dignidade humana.
“Esses momentos devem ser fomentados e apoiados a existirem pelos bispos das Dioceses e Prelazias, junto aos agentes desta Pastoral”, ressalta Padre Joaquim, de Tefé. Essa presença fortalece os grupos, tanto pelo conteúdo, quanto nos lugares mais distantes. É rico e importante para a Pastoral poder contemplar tantos rostos diferentes.
Se você é agente de Pastoral, junte-se aos seus colegas de missão e participe de momentos como este, as formações acontecem de maneira decorrente, fique sempre atento às mensagens enviadas pela sua pastoral carcerária local