A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belém, Pará, junto com a Comunidade Sementes do Verbo, realiza a visita na unidade penitenciária masculina Centro de Recuperação de Condenados de Icoaraci (CRCI), desde 2011.
Segundo Irmão Samuel, seminarista e missionário da Comunidade, a unidade comporta vinte e cinco celas e atualmente está com 275 detentos, com idades entre 20 a 60 anos.
O seminarista conta que as visitas são realizadas pelos próprios missionários da Comunidade Sementes do Verbo todas as quartas-feiras com duração de uma hora. Eles realizam missas, catequeses em vista dos detentos que necessitam dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma.
Para ele, “as visitas têm como objetivo a evangelização dos mais favorecidos da presença da Igreja, e segundo o Carisma específico da Comunidade religiosa, ‘de tornar acessível a Palavra de Deus a todos’”.
Ir. Samuel relata que a recepção dos detentos é bem participativa, e são recebidos com muita alegria e confiança no trabalho de evangelização. Ele nota inclusive a presença de pessoas de outras religiões.
“Para nós, cada momento celebrado com os detentos é motivo de satisfação”. O missionário acredita que através da Palavra de Deus, pode-se esperar oportunidades de recomeço e transformação.
“A Comunidade tem esperança que em cada coração do homem existe a Palavra de Deus, que precisa ser descoberta e amadurecida. Por isso é pertinente a nossa visita na unidade penitenciária de Icoaraci”.
Os missionários da Comunidade são acompanhados do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e contam com o apoio da Pastoral Carcerária de Belém, unidos em Cristo e na luta pelo fim dos cárceres.