Dos dias 02 a 04 de dezembro, ocorreu em Brasília a assembleia nacional da Pastoral Carcerária. O evento contou com a participação de 23 coordenadores e coordenadoras Estaduais da PCr e 3 representantes responsáveis por fazer presente os Estados da Bahia, Acre e Paraíba, e reelegeu a Irmã Petra Pfaller como coordenadora nacional.
A assembleia contou com uma apresentação e avaliação por parte dos participantes de todo o trabalho da coordenação nacional realizado, nas frentes de Combate e Prevenção à Tortura, Mulher Encarcerada, Agenda Pelo Desencarceramento, Comunicação, Justiça Restaurativa e Saúde.
Irmã Petra também apresentou a Pesquisa realizada pela coordenação nacional sobre o “Perfil e Ações das/dos Agentes de Pastoral Carcerária no Brasil”, para ajudar nas discussões e planejamentos dos Estados.
Foram explanados dados pertinentes, como os números de agentes no Brasil, periodicidade das visitas, dificuldades enfrentadas pelos agentes nas visitas, temas que mais animam as/os agentes que visitam os cárceres, gênero e idade dos e das agentes. Todas as informações tem o intuito de ajudar na dinâmica proposta pela equipe.
Quatro grupos foram formados para discutir qual a preocupação no trabalho feito enquanto Coordenador Estadual/Regional e elaborar propostas que poderiam colaborar com o panorama atual apresentado.
A conclusão dos grupos é que o principal problema enfrentado é a falta do cumprimento das diretrizes da assistência religiosas nos cárceres. “Os agentes não podem levar nada, nem a bíblia. Quando descobrimos isso, nós percebemos que precisamos buscar mais conhecimento sobre as leis para reivindicar esse cumprimento”, relataram os secretários (as) dos grupos.
Além disso, há também o pedido de uma formação itinerária aos agentes calouros e atuantes, e divulgar mais para a sociedade o trabalho da PCr, a fim conquistar novos agentes. Para
o próximo ano vocacional, a proposta é enfatizar as ações da Pastoral Carcerária e conseguir animar as pessoas a fazerem parte da missão.
Na noite de sábado (03/02), foi eleita a nova coordenação nacional da Pastoral Carcerária. Após o processo eletivo, Irmã Petra Pfaller foi reeleita a mais 4 anos de gestão, com Pe. Almir Ramos como vice coordenador.
Para coordenação da Mulher Encarcerada, Magda de Fátima Oliveira foi eleita. A coordenação nacional da PCr agradece imensamente ao trabalho feito pela ex-coordenadora da Mulher, Rosilda Ribeiro. Gratidão por sua doação, por seu olhar sensível para as mulheres nos cárceres e por levar esperança na escuridão das celas.
No domingo pela manhã, ocorreu uma celebração, que abençoou todas e todos presentes pelo seu trabalho, e a nova coordenação. Pe. Almir Ramos conduziu uma mística de envio onde cada coordenador veio ao centro lavar as mãos uns dos outros simbolizando o Lava Pés. Irmã Petra ficou por último na dinâmica e sua função foi simbolicamente lavar as mãos de todos os coordenadores Estaduais/Regionais, como símbolo de seu compromisso.
Por fim, a coordenação nacional é composta por:
Ir. Petra Pfaller – Coordenadora Nacional
Pe. Almir Ramos – Vice coordenador
Magda de Fátima Oliveira – Coordenadora para a Questão da Mulher Encarcerada
Renato José Bicudo – Presidente da ASAAC
Dom Henrique de Lima – Bispo Referencial da Pastoral Carcerária