Em SP, Pastoral Carcerária realiza formação em justiça restaurativa

 Em Notícias

Justica_restaurativa_SPDe 21 a 23 de junho, 40 agentes da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo, participaram da 1ª fase do curso de justiça restaurativa, promovido pela PCr Nacional, com o apoio da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE) – Núcleo Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (SP).
A formação aconteceu na Diocese de São José do Rio Preto, no município de Jaci, na Casa de Encontro Rainha da Paz, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e foi assessorada por Catarina e Milena, agentes que atuam na capital paulista, e Cleide, que atua em Aracaju (SE). O secretário da PCr de São Paulo, Adolfo Oliosi, representou a coordenação estadual.
Durante o encontro foram realizadas dinâmicas, partilhas de experiências e reflexões sobre os aspectos que pautam a abordagem em justiça restaurativa: compaixão, perdão, meditação, superação da raiva e do rancor, entre outros pontos.
Destacou-se que, para a atuação da PCr, este instrumento de justiça qualifica a ação dos agentes. Contudo, em todos os setores da sociedade, uma leitura social que busque a reconciliação é mais do que urgente, haja vista a realidade de desigualdade, violência e aprisionamento vivida no âmbito do Estado de São Paulo nas últimas décadas.
A segunda fase do curso, que totalizará 40 horas de formação, acontecerá de 26 a 28 de julho, no mesmo local. A proposta é qualificar os participantes para serem multiplicadores/formadores dos princípios e das práticas em justiça restaurativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo