Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Segurança pública é tema de destaque na assembleia da PCr do Rio Grande do Norte

 em Notícias

Assembleia RN interna superiorCom a participação de cerca de 50 pessoas, aconteceu em Caicó (RN), entre 12 e 14 de setembro, o 18º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Norte, reunindo agentes da pastoral da Arquidiocese de Natal e das dioceses de Mossoró e Caicó.

“A Política de Segurança Pública, Encarceramento em Massa e sua Eficácia no Controle da Violência e da Criminalidade” foi o tema trabalhado através de conferências, mesas de debate e grupos de reflexão durante a assembleia, que também teve momentos de espiritualidade e de partilha de vivências.

A acolhida dos participantes aconteceu na sexta-feira, 12. Na manhã do sábado, 13, foram iniciadas as reflexões. Padre Talvacy Chaves, da Diocese de Mossoró, conduziu um momento sobre “A espiritualidade do agente da pastoral carcerária e evangelização na prisão”.

A atividade seguinte foi uma mesa de discussão sobre os desafios e propostas para a política de segurança pública e o sistema prisional no Rio Grande do Norte, que contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, do Sistema Penitenciário do Estado e da OAB, além dos próprios agentes da PCr. Com base nas reflexões apresentadas, será produzido um documento com demandas e sugestões a ser entregue ao governador que for eleito.

Ainda no sábado, houve reflexões sobre “Aspectos relevantes da Lei de Execuções Penais – LEP e outras legislações, na proteção e promoção de direitos: assistências, humanização da pena e participação da sociedade”, com Guiomar Veras, coordenadora da PCr da Arquidiocese de Natal; “Revista vexatória nos familiares dos presos e sua eficácia no controle de ilícitos”; e “As práticas restaurativas e a promoção da cultura de paz na resolução de conflitos e na execução penal”, com Ana Etelvina, assistente social voluntária da PCr.

No domingo, 14, Geraldo Wanderley, coordenador estadual da PCr, palestrou sobre “Reflexões a partir da Palavra de Deus e do olhar da Igreja sobre presos e prisões”; e houve, ainda, detalhamentos sobre subsídios e orientações para a evangelização da Pastoral Carcerária; e a elaboração de estratégias e propostas para a sequência de atuação da PCr local.

“Dessa assembleia, destaco a mesa de debate que foi bem participativa. Além disso, foram interessantes as discussões sobre a mediação de conflitos e as práticas restaurativas. Foi também importante tirarmos encaminhamentos para as próximas ações. Pontuamos a importância de aumentar a articulação interna e externa da Pastoral”, afirmou Geraldo Wanderley ao site da PCr Nacional.

Assembleia RN interna inferiorNo coração dos 50 participantes da assembleia estadual ficou a mensagem que o papa Francisco proferiu a capelães italianos e que foi recordada no encontro: “o Senhor não permanece fora, não está fora da sua cela, não permanece fora dos cárceres, mas está dentro, está ali. Podeis dizer isto: o Senhor está dentro, com eles; também Ele é prisioneiro, ainda hoje, prisioneiro dos nossos egoísmos, dos nossos sistemas e de numerosas injustiças, porque é fácil punir os mais frágeis, enquanto os peixes grandes nadam livremente nas águas”.

Recommended Posts

Deixe um comentário