Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Páscoa: Celebração da Vida! Caminhada para a Libertação!

 em Notícias

banner_pascoa

A Páscoa, na sua origem hebraica, foi a libertação do povo hebreu do Egito, tendo a liderança de Moisés. Esta experiência do povo oprimido já basta para que, hoje, ela seja celebrada como impulso e mobilização para se combater toda forma de opressão, escravidão e prisão.

Na Páscoa, cristãs e cristãos fazem memória do Povo de Deus que se libertou do Egito e, sobretudo, proclamam a Vida a partir da Paixão de Jesus, assassinado em Jerusalém após ser encarcerado e condenado pelos poderes da época – Império Romano e Templo –, vencendo, apesar disso, a morte e manifestando a sua natureza também divina.

O tempo pascal fundamenta nossa fé; esta fé que comporta a crença na divindade de um pregador pobre, jovem, humilde e com um projeto de vida orientado para “… anunciar a Boa-Nova aos pobres: proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos” (cf. Lc 4, 18). Por causa desse projeto de vida, Jesus subverteu a ordem e foi perseguido como subversivo pelas elites de seu tempo.

O povo hebreu na escravidão teve Moisés como o libertador. Ele o conduziu, passando pelo deserto até à terra prometida.

Jesus de Nazaré tornou-se o Caminho; a Páscoa definitiva. Caminhou lado a lado com as pessoas marginalizadas, estigmatizadas e violentadas de seu tempo. Esteve junto com aquelas e aqueles apedrejados pelo senso comum do punitivismo. Jesus caminhou com o povo da escravidão, e de toda forma de opressão e de pecado, para a Libertação. A Salvação!

No percurso de libertação da escravidão do Egito, caminhando pelo deserto e vivendo horas de angústia e dúvida, Moisés e as mulheres e homens de Israel contaram a todo momento com a intervenção Divina, que sempre, viu, escutou e desceu para caminhar com seu Povo: o maná do céu, a água extraída da pedra e a Tábua da Lei.

No caminho de dor e sofrimento após a condenação de Jesus, o Pai lhe enviou Verônica para enxugar o suor e as lágrimas; Cireneu para lhe ajudar a carregar a Cruz; e, ao seu lado, quando já estava crucificado, um preso e igualmente condenado à morte para adentrar ao seu lado no Paraíso. Durante toda a sua passagem na terra, para confortar e fortalecer Jesus, inclusive durante a cruz e até a subia aos céus, Deus-Pai também lhe enviou Maria, sua mãe, que em nenhum momento deixou de estar ao lado de seu filho.

Hoje, as nossas irmãs e irmãos que passam pela opressão e pela humilhação do cárcere podem encontrar nas/os agentes da Pastoral Carcerária, presença da Igreja nas prisões, a solidariedade da Verônica que os escuta e os conforta; a ajuda de Cireneu que busca aliviar o peso e o flagelo do cárcere; e, em Maria, Mãe de Jesus, o testemunho de Fé e de Esperança para superar todas as prisões até a chegada de um mundo onde a misericórdia de Deus seja a Lei e a Justiça, onde não mais existirá cativos e presos mas todas e todos vivendo como irmãs e irmãos guiados pela lei do Amor e da Solidariedade.

 

Que a Páscoa nos inquiete frente às injustiças!

Que a Páscoa nos inquiete frente às violências!

Que a Páscoa nos inquiete para sempre buscar a Paz que é fruto da Justiça!

 

Inquietante e fraterna Páscoa a todas/os as/os agentes da Pastoral Carcerária!

Inquietante e fraterna Páscoa, irmãs e irmãos encarcerados!

Continuamos juntas e juntos, com fé e esperança, construindo o Mundo sonhado por Deus, o Mundo sem Cárcere!

 

Pastoral Carcerária Nacional

Recommended Posts

Deixe um comentário