Jovens gaúchos visitam Presídio Central de Porto Alegre em semana missionária

 Em Notícias

2907 Interna presidio Porto AlegreEm 24 de julho, um grupo de jovens da Semana Missionária Gaúcha esteve em missão durante todo o dia no Presídio Central de Porto Alegre, na capital gaúcha. Foram aproximadamente 15 missionários, que viveram a experiência de levar alegria e esperança aos presos.
Os missionários interagiram com detentos de duas alas do presídio. Com eles almoçaram, realizaram leitura orante, refletiram e interagiram com de forma livre, amiga e saudável.
A vivência dos evangelizadores foi possível graças ao intermédio da Pastoral Carcerária que atua há diversos anos nas penitenciarias do Estado. As visitas foram viabilizadas pela Irmã Imelda Maria Jacoby, coordenadora da Pastoral no Rio Grande do Sul.
O Presídio Central de Porto Alegre hoje possui capacidade para 2 mil presos, mas concentra quase 5 mil detentos.
Segundo as pessoas lá encarceradas, a principal e mais difícil tarefa após a vivência na cadeia é o preconceito quando retornam à sociedade e este foi um dos pontos abordados pelos missionários que estiveram nos presídios.
A missão dos evangelizadores, segundo Irmã Zenilde Fonte, coordenadora da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) é “de estar a propagar a Igreja e missão deixada por Cristo, de compaixão e amor ao próximo”, salientou.
Os missionários retornaram ao local de encontro após a missão e compartilharam o sentimento de gratidão pela troca de experiências e de vida com os detentos, mostrando que além de fé eles precisam de uma sociedade mais tolerante e menos julgadora.


Reportagem
:
João Francisco Bóllico, comunicador jovem da Diocese de Cruz Alta (RS).

FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo