Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Pastoral Carcerária irá realizar encontro nacional de coordenadores

 em Igreja em Saída

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não

se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”(Gálatas, 5,1)

Amigas/os e companheiras/os coordenadoras/es estaduais.

Estamos fechando mais um ano de trabalhos e iniciando mais um Tempo do Advento fecundo de esperança e de Vida. Caminhamos, como Igreja, vivendo as alegrias, as tristezas, as esperanças e as angústias do Povo de Deus (cf. Gaudium et Spes), especialmente da população carcerária, das suas famílias e de todas as pessoas vítimas do Estado Penal e das injustiças socioeconômicas (cf. Medellín, Aparecida e Evangelii Gaudium).

Como seguidoras/es de Jesus e membros da Pastoral Carcerária, iniciaremos o ano de 2018 fazendo memória das chacinas ocorridas em janeiro de 2017 em Manaus, Boa Vista e Alcaçuz, como também dos massacres promovidos pelo encarceramento em massa, registrados em diferentes locais, como mais recentemente em Cascavel/PR. Profeticamente, devemos denunciar o torturador sistema carcerário e anunciar a boa notícia da liberdade e do mundo sem prisões.

Para a Pastoral Carcerária o ano de 2018 também será marcado por mais uma Assembleia Nacional eletiva, momento especial de celebrar e avaliar a caminhada e projetar as ações para o próximo período.

A Pastoral Carcerária Nacional propõe que a Assembleia Nacional seja vivenciada e meditada durante todo o ano. Para isso, realizaremos um encontro nacional como um momento de preparação e animação para a assembleia. O Encontro Nacional terá o tema “Fortalecer a Mística para viver a profecia em tempos de Encarceramento em Massa”, com o lema “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.(Gálatas 5,1)”. Os objetivos do encontro são os seguintes:

  1.      Aprofundar a preparação das/os participantes da Assembleia Nacional da Pastoral Carcerária de 2018, fortalecendo e intensificando a coesão da Pastoral Carcerária;
  2.      Comprometer e sensibilizar todas/os agentes de pastoral do Brasil em relação às lutas estruturais que a PCr deve assumir, sempre orientada por sua identidade de pastoral social da CNBB;
  3.      Fortalecer e avançar no comprometimento místico e militante da PCr a partir das Escrituras, da memória histórica e de uma autêntica eclesiologia latino-americana.

O Encontro Nacional da Pastoral Carcerária ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2018, na Casa de Retiros Assunção, Avenida L2 norte 611 E Sgan, em Brasília. É muito importante que as/os participantes deste encontro sejam as/os coordenadoras/es estaduais que estarão presentes na Assembleia Nacional, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, já que ela faz parte de um processo que, como já dito, inicia-se e pressupõe o Encontro de fevereiro.

O nacional custeará as despesas com transporte e hospedagem de uma pessoa por estado. Para garantir este auxílio é necessário enviar a ficha de inscrição anexa preenchida até 10/01/2018.

Orientamos às/aos participantes do Encontro Nacional que releiam e estudem: os documentos das Conferências de Medellín e Aparecida; os documentos do Papa Francisco Evangelii Gaudium e Laudato Si’; o documento 105 da CNBB – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, e a Agenda Nacional pelo Desencarceramento .

Iluminados pelos 50 anos da Conferência de Medellín, pedimos que Nossa Mãe Aparecida continue caminhando conosco e guiando nossas ações, sempre buscando um mundo sem cárceres!

Pastoral Carcerária Nacional

Últimos posts

Deixe um comentário