PCr lançará relatório sobre tortura e encarceramento em massa na quinta-feira, 20

 Em Notícias

A Pastoral Carcerária Nacional apresentará na quinta-feira, 20, às 19h, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o relatório “Tortura em tempos de encarceramento em massa”, realizado com apoio da Oak Foundation e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.Cartaz Relatorio Tortura
O relatório apresenta o resultado de dois anos de acompanhamento e análise de 105 casos de torturas que foram denunciados pela Pastoral Carcerária, além dos resultados de uma experiência de monitoramento em 19 unidades prisionais no Estado de São Paulo que abrigam presos provisórios.
Além de traçar o perfil das denúncias recebidas, a pesquisa buscou jogar luz na atuação do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública na apuração das denúncias, e identificar os filtros e barreiras que praticamente impedem qualquer forma de responsabilização do Estado ou seus agentes.
Incólume às políticas formuladas para o seu enfrentamento, o estudo mostra que a tortura no Brasil continua extremamente viva e presente. Com um aumento de 167% da população prisional nos últimos 14 anos, somando mais de 620.000 pessoas presas, a quase totalidade delas em condições desumanas e de absoluta ilegalidade, não seria equivocado afirmar que nunca antes tantos brasileiros privados de liberdade foram expostos à tortura.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie, local do lançamento do relatório, está localizada na Rua Maria Antônia, n.º 307, Higienópolis. A atividade será no Auditório Flamínio Fávero – Prédio 10. Outras informações pelo telefone (11) 3101-9419.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo