Pastoral debate problemas carcerários em Londrina

 Em Notícias

A vice-coordenadora da Pastoral Carcerária (PCr), irmã Petra Silvia Pfaller, esteve em Londrina, no norte paranaense, entre 18 e 21 de março, onde participou de um encontro sobre a política carcerária na cidade, reuniu-se com agentes da pastoral e com dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina. Também visitou unidades prisionais e constatou a falta de atenção aos presos, agravada pela inexistência de defensoria pública no estado.
DISTRITOS DE LONDRINA (PR) ESTÃO EM SITUAÇÃO PRECÁRIA
Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a irmã participou do 1º Encontro sobre Política Carcerária de Londrina, que teve como enfoque principal a superlotação nos distritos policiais e a necessidade de melhorias para os detentos.
Na primeira noite do evento, a vice-coordenadora da Pastoral Carcerária apresentou um panorama sobre os desafios gerais do sistema prisional brasileiro. A atividade, prestigiada por cerca de 30 pessoas – entre estudantes, assistentes sociais, educadores, juristas e agentes da pastoral – foi marcada ainda pela apresentação de uma pesquisa sobre as condições dos presídios e distritos na cidade; e pelo lançamento do videodocumentário “Missionários do Cárcere”, produzido por estudantes de jornalismo da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Irmã Petra também proferiu uma palestra na segunda noite do evento, na qual falou de projetos alternativos à prisão: Justiça Restaurativa, Justiça terapêutica e Módulo de Respeito e também apresentou a Declaração do VI Encontro da Pastoral Carcerária da América Latina e Caribe – Santo Domingo, novembro de 2008 – “O Sonho de Deus, um continente sem prisões”, além de um texto do padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da pastoral, sobre o profetismo dos agentes da PCr.
Os conteúdos expostos pela irmã foram um contraponto às opiniões dos palestrantes que a precederam: Márcia Guimarães, Juíza das Penas Alternativas, que se mostrou favorável à internação compulsória e não viu como problemática a manutenção de presos em contêineres; e o advogado Francisco Melatti, que já foi diretor de presídio, e avaliou como positiva a implantação das APAC´s (associações de proteção e assistência carcerária).
Desafios pastorais
Durante a permanência na cidade, irmã Petra, junto a membros da PCr de Londrina, incluindo o coordenador arquidiocesano, padre Edivan Santos, realizaram reunião com dom Orlando Brandes.
De acordo com a irmã, apesar da firme atuação e empenho do padre Edivan e do apoio de dom Orlando, a pastoral tem encontrado dificuldades para realizar celebrações com os presos. “Eles só podem celebrar através das grades. Só nas missas de Natal, conseguiram celebrar sem as grades no meio. No distrito feminino é mais fácil o acesso para as celebrações nas carceragens. Já no distrito masculino não há espaço para celebrar, nem para os presos, mas a PCr se faz presente”, contou.
Irmã Petra também realizou reuniões com os agentes arquidiocesanos. Foram momentos de troca de experiências e de partilha de desafios, os principais deles a falta de novos integrantes na pastoral e a pouca quantidade formações. A irmã apresentou o material de formação cristã que vem sendo disseminado em todo o país pela pastoral e a cartilha de formação da Paraíba como exemplo a ser seguido.
Em setembro, a Pastoral Carcerária do Paraná realizará encontro com todos agentes, assim definidos por irmã Petra na conclusão de sua visita a Londrina: “Povo cheio de fé e comprometido, que tem o apoio da Igreja local e muitos desafios dentro do cárcere”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo