Nos dias 12 e 13 de fevereiro, na cidade de São Paulo, aconteceu o Encontro sobre Eliminação de Doenças Transmissíveis em Contextos de Privação de Liberdade na América Latina. O evento foi realizado pela Organização Panamericana de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, e reuniu participantes de 17 países da América Latina. Pe. Almir José de Ramos, Vice-coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, participou da Mesa de Abertura do Encontro.
Com o alarmante dado de que o Brasil é o país com a maior população carcerária com tuberculose do mundo e que cerca de 50% dos detentos são contaminados dentro do sistema, o evento teve como objetivo “abordar a necessidade crítica de melhorar a saúde das pessoas privadas de liberdade, […] compromissos e políticas para responder à disseminação de doenças transmissíveis nas prisões, melhorando a saúde e o bem-estar dos indivíduos encarcerados”. Incluindo neste contexto os familiares, agentes prisionais e profissionais da saúde, que visitam e transitam nestes espaços dos complexos prisionais.
No dia 13, a Pastoral Carcerária foi convidada a realizar uma partilha de suas ações, e Pe. Almir apresentou o trabalho no contexto da saúde que a Pastoral Carcerária realiza nos presídios.