Pastoral Carcerária, caminho de uma Igreja em saída, sócio libertadora

 Em Artigos, Igreja em Saída, Notícias

Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. […] Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. Cada cristão e cada comunidade deve discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho. (EG 20)

Ao concluir a caminhada da 6ª Semana Social Brasileira, caracterizada por um grande Mutirão por Terra, Teto e Trabalho, na construção do Brasil que queremos, faz-se urgente alargar nosso olhar para as periferias existenciais que levantam seu grito de dor diante do ostracismo, do esquecimento e da indiferença que ainda encontram seja na sociedade como na própria realidade religiosa e eclesial. Estou-me referindo concretamente ao submundo das prisões, autênticas masmorras onde diariamente nossos irmãos e irmãs são sacrificadas e onde ecoam as palavras de Caim: “Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?”  e de Javé: “O que foi que você fez? Ouço o sangue do seu irmão, clamando da terra para mim”.

É verdade que, mesmo na mudança de época, numa sociedade pós-moderna, hiper individualista, cujo curso foi ulteriormente acentuado e levado a maior potência pela epidemia da Covid 19, continuam existindo pessoas que entregam sua vida pelos irmãos e pelas irmãs, os e as caídas ao longo do caminho, tornando-se autênticos samaritanos e samaritanas. Refiro-me às mais de três mil mulheres e homens que nos quatro cantos de nosso país constituem o corpo da Pastoral Carcerária, que com constância, fidelidade, ousadia continuam desafiando o sistema violento e punitivista do estado e da sociedade que diariamente exclui, executa e mata o “irmão Abel”. O Papa Francisco no seu programa pastoral na exortação “Evangelii Gaudium” fez um convite claro à Igreja por meio de quatro verbos: Primeirar, envolver-se, frutificar e festejar.

“Primeirar”, ou seja uma Igreja que toma a iniciativa e sem medo vai ao encontro porque sabe que o Senhor a precedeu no amor, e por isso vai ao encontro dos afastados, chega às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Por isso vive o desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva.

“Envolver-se”, a Igreja sabe «envolver-se». Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joelhos diante dos outros para os lavar; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: «Sereis felizes se o puserdes em prática» (Jo 13, 17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa–se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o «cheiro das ovelhas», e estas escutam a sua voz.

“Frutificar”, a Evangelização, fiel ao dom do Senhor, sabe também «frutificar». A comunidade evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio. O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo, não tem reações lastimosas ou alarmistas. Encontra o modo para fazer com que a Palavra se encarne numa situação concreta e dê frutos de vida nova, apesar de serem aparentemente imperfeitos ou defeituosos.

“Festejar”, Por fim, a comunidade evangelizadora jubilosa sabe sempre «festejar»: celebra e festeja cada pequena vitória, cada passo em frente na evangelização. No meio desta exigência diária de fazer avançar o bem, a evangelização jubilosa torna-se beleza na liturgia. A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizadora e fonte dum renovado impulso para se dar.

Para Francisco, bispo de Roma é claro que Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo. [EG 176] Ele expressa no capítulo 4° do que é o programa de seu ministério petrino esta sua preocupação ao afirmar claramente que:

O querigma possui um conteúdo inevitavelmente social: no próprio coração do Evangelho, aparece a vida comunitária e o compromisso com os outros.
Confessar um Pai que ama infinitamente cada ser humano implica descobrir que «assim lhe confere uma dignidade infinita».
Confessar que o Filho de Deus assumiu a nossa carne humana significa que cada pessoa humana foi elevada até ao próprio coração de Deus.
Confessar que Jesus deu o seu sangue por nós impede-nos de ter qualquer dúvida acerca do amor sem limites que enobrece todo o ser humano. A sua redenção tem um sentido social, porque «Deus, em Cristo, não redime somente a pessoa individual, mas também as relações sociais entre os homens».
Confessar que o Espírito Santo atua em todos implica reconhecer que Ele procura permear toda a situação humana e todos os vínculos sociais: «O Espírito Santo possui uma inventiva infinita, própria da mente divina, que sabe prover a desfazer os nós das vicissitudes humanas mais complexas e impenetráveis».
A partir do coração do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre evangelização e promoção humana, que se deve necessariamente exprimir e desenvolver em toda a ação evangelizadora. [EG 177, 178]
Como é perigoso e prejudicial este habituar-se que nos leva a perder a maravilha, a fascinação, o entusiasmo de viver o Evangelho da fraternidade e da justiça! A Palavra de Deus ensina que, no irmão, está o prolongamento permanente da Encarnação para cada um de nós: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 40).
Por isso mesmo, «também o serviço da caridade é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência». Assim como a Igreja é missionária por natureza, também brota inevitavelmente dessa natureza a caridade efetiva para com o próximo, a compaixão que compreende, assiste e promove. [EG 179]

Com estas palavras de Papa Francisco compreendemos como a alegria do evangelho tem uma dimensão fortemente social e comunitária e por isso como as pastorais que tocam a realidade humana são profundamente evangélicas e necessárias na Igreja, mesmo que muitos de nossos pastores ainda não tenham compreendido e continuem não compreendendo a necessidade, a importância primordial delas, porque sem o humano não podemos nem ter o divino. Na verdade, não podemos considerar algumas pastorais da primeira divisão e outras da segunda divisão, todas elas são expressão do anúncio do Reino de Deus.

Eis porque como Pastoral Carcerária ao escolher como nosso Norte e sonho o “Mundo sem prisões” proclamamos e concretizamos cada dia àquela “Igreja em saída”, muitas vezes enlameada, mas profundamente samaritana, capaz de superar a Igreja “Alfandega” para ser expressão de uma Igreja em saída, Sócio libertadora expressão da profecia do Evangelho que afirma que somos todos irmãos e irmãs, e por isso capazes de uma sincera e fraterna amizade social.

Volatr ao topo