JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA NOVA LINGUAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UM UNIVERSO SOCIAL AMIGO E FRATERNAL

 Em Artigos, Justiça Restaurativa, Notícias

Quando os Bispos do Brasil pensaram na Campanha da Fraternidade deste ano de 2024, tinham diante de si um cenário de alguma forma bem complicado devido à situação sócio político religiosa, cuja fragmentação e conflitualidade exigiam deles uma atitude de muita sabedoria, prudência e ao mesmo tempo profecia. Daí o surgimento do tema: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), com o Objetivo Geral de – Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

O Tempo para concretizar o sonho

Sonhar é sempre bom, apresentar propostas que tenham um impacto sobre a realidade torna-se um pouco mais complicado, mas mesmo assim, há sessenta anos algumas pessoas optaram, antes localmente e depois nacionalmente, que um tempo para sonhar e colocar a mão na massa eram os quarenta dias da Quaresma. Nasceu assim, como concretização da conversão, da mudança de vida e da própria realidade a Campanha da Fraternidade, que dava uma forma real ao tripé da oração, do jejum e da esmola. Estávamos naquele momento no processo Conciliar que deu à Igreja um novo respiro, um novo vigor e ao mesmo tempo maior proximidade com a realidade vivida pelas pessoas. Isso se refletiu também na caminha eclesial quaresmal da Igreja brasileira, que vai refletindo primeiramente sobre sua vida e atuação para depois passar a olhar a realidade e finalmente a ouvir o grito do pobre como “opção preferencial” para sua caminhada que de espectadora se torna sociotransformadora.

A Campanha da Fraternidade

Para compreender a escolha da Campanha da Fraternidade como meio nada melhor que a letra do hino da Campanha de 2002:

A necessidade era tanta e tamanha
Que a fraternidade saiu em campanha
Andou pelos vales, subiu as montanhas
Foi levar o seu pão
A dor era tanta, a injustiça tamanha
Que a luz de Jesus que o seu povo acompanha
O iluminou pra viver em campanha
Em favor dos irmãos

Um só coração e uma só alma
Um só sentimento em favor dos pequenos
E o desejo feliz
De tornar o país
Mais irmão e fraterno
Vão fazer de nós
Povo do Senhor
Construtores do amor
Operários da paz

Mais fiéis a Jesus
Vão fazer nossa igreja
Uma Igreja mais santa
E mais plena de luz

Erguer as mãos com alegria
Mas repartir também o pão de cada dia!

Da Inimizade à Fraternidade e Amizade Social

A constatação que a Campanha faz é: a não fraternidade, a inimizade social, se tornaram as lentes por meio das quais uma boa parcela de pessoas e de grupos olham para a sociedade. Além disso o olhar individual se tornou predominante chegando ao ponto que, não mais se percebe a complementariedade entre individualidade e fraternidade, e que um aspecto sem o outro é incapaz de gerar felicidade, paz, vida e segurança. Quando somente o “eu” é a referência, o outro se torna estranho e perde lugar. Assim, quando nossas diferenças são entendidas como ameaças e não encontram nossos esforços em construir fraternidade, as relações humanas se rompem e a morte encontra espaço para existir entre nós.

Enfim estamos diante de um hiper individualismo fruto do esgotamento epocal que atinge os fundamentos do convívio social e dos relacionamentos, gerando sofrimentos e rupturas mesmo com as outras criaturas e com a própria Mãe Terra. Essa é a síndrome de Caim pela qual não mais nos sentimos responsáveis uns pelos outros, porque matamos o irmão em nosso coração. Como constatamos temos em nosso tempo um paradoxo: vivemos fisicamente próximos, mas existencialmente distantes. Não buscamos o encontro com o outro, mas buscamos o outro como um espelho que reforce as nossas concepções.

Contrapontos bíblicos [ou da Sagrada Escritura]

A Sagrada Escritura nos oferece alguns contrapontos que nos indicam a passagem da Inimizade para a amizade social e a fraternidade.  O mal que penetra no mundo e tem suas raízes na quebra das relações fraternas. Ele anseia pelo lugar de Deus e faz com que Eva quebre o pacto de harmonia e rompa as relações: com Adão, porque abre a ele um caminho pelo qual a serpente o possa também seduzir escolhendo outra lógica de vida.

A história de José diz-nos que “O drama do homem diante de Deus é, inevitável e necessariamente, também o drama do homem perante seus irmãos. Certo homem perguntou a José: ‘Que procuras?’ e ele respondeu: ‘Procuro meus irmãos’ (Gn 37,15-16). Os irmãos não procuram José, ao contrário, odeiam-no até a morte. Mas Deus procura irmãos reconciliados entre si e, secretamente, os conduz a ‘fazer a paz’: descobrirão então que foram procurados e foram achados por Deus!”

A reconciliação de José com os irmãos se revelou parte do projeto divino que tirou Jacó e sua família da fome para dar continuidade à história da primeira Aliança. Encontramos um texto paralelo em Lucas na narração do Pai Misericordioso que, recebe e acolhe o retorno do filho mais novo com a melhor túnica, um anel no dedo e sandálias nos pés (cf. Lc 15,22).

Uma Nova Linguagem

Esta é a nova linguagem que a Campanha da Fraternidade nos apresenta, a mesma de José para com seus irmãos. É a linguagem da Escola de Perdão e Reconciliação, [Es.Pe.Re.], da Justiça Restaurativa que muda a linguagem violenta e punitivista em não violenta e restauradora de relações. Os irmãos de José encontram no irmão o rosto concreto da fraternidade que acolhe e perdoa. No Pai misericordioso, àquele filho, que era perdido, morto, é por ele resgatado para se tornar um homem revestido de nova dignidade, com um novo nome e, ainda, herdeiro de sua casa.

O Processo Restaurativo

Na história do Pai misericordioso existe também outro filho, o mais velho que, não aceita a identidade única do irmão, o processo restaurativo, o restabelecimento das relações perdidas, a festa — sinal claro da comunhão, da alegria e da celebração fraterna —, ele resolve isolar-se e ficar de fora.  No diálogo com o pai, ele demonstra não aceitar que o irmão seja diferente dele e pensa que sua filiação deveria ser manifesta de igual forma: na permanência, na fidelidade ininterrupta, na independência da misericórdia do pai. O Pai, em Jesus, torna incorrupta a relação conosco porque, nele, nos faz (re)encontrar sua misericórdia de forma plena e definitiva.

Conversão = Reconciliação, Restauração, Novas Relações: Fraternidade e Amizade Social 

Todos concordam, até quem não compactua com a Campanha da Fraternidade que, a palavra “CONVERSÃO” é fundamental na Quaresma, só que as lentes com as quais se enxerga são diferentes, porque muitos só olham para o negativo, para o sentido antigo de “expiação” esquecendo a parte de perdão e acolhida que está ínsita na motivação que faz surgir este tempo intenso, forte, favorável que, desabrocha na vida nova da manhã da Ressurreição. Por sua vez a palavra conversão vem do grego “METANOIA” que significa literalmente: mudança da mente, diríamos da maneira de pensar e consequentemente de vida.

A Campanha da Fraternidade nos sugere mais duas histórias para que entendamos isso: a de Rute com a sogra Noemi e a de Paulo com seu amigo Filemon.

Rute, ao contrário de Órfã, a outra nora, decide de ficar estabelecendo uma aliança com Noemi, atitude de compaixão, identificação e empatia para com alguém que está na mesma situação que ela, na viuvez, e que não tem melhores perspectivas. “Teu povo é meu povo, teu Deus é meu Deus. Onde morreres, lá morrerei e lá serei sepultada” [Rt 1,17]. Não sabemos os motivos que induziram ela a permanecer, mas ela devolve vida a Noemi e lhe permite reencontrar a bênção de Deus, que se manifesta na descendência. A história de Rute e Noemi ilumina o significado da amizade social. Só é possível porque são superados os limites de sangue e etnia que, na sociedade atual, são manipulados para subsidiar a indiferença e o descaso.

A segunda história é contida na Carta de Paulo a Filêmon. Em nenhum escrito de Paulo conseguimos apreender tanto da intensidade das amizades que ele vai construindo em suas viagens pelas comunidades. São dois os belos vínculos que nela se registram: entre Paulo e Onésimo e entre Paulo e Filêmon. Com Onésimo, a amizade nasce da solidariedade de um escravo para com um preso — duas pessoas que não têm muito a oferecer, mas que encontram o tesouro da fé para partilhar. Dele, Paulo diz: “Ele é o meu próprio coração” (Fm 12). Paulo poderia escolher de dar uma ordem a Filêmon sabendo que Filemon obedeceria. Mas ele faz uma bela opção, prefere apelar ao seu amor.

É belo ver em que se apoia a amizade verdadeira, é sinal de esperança lembrar que o amor continua tendo mais força que a ordem e a imposição. Em nome da amizade, até a relação de escravidão pode ser desfeita. A amizade de Rute resgata Noemi; a amizade de Paulo resgata Onésimo. A amizade social, portanto, é reconstrução de relações que superam a dominação e a exploração.

E enfim a partir destes belos exemplos o texto da comunidade de Mateus, onde diante da conduta dos fariseus responde com a fraternidade, e onde o horizonte da lei, por todos conhecida é o próprio Jesus. Ele eleva os laços humanos a um nível muito mais alto: ao nível da fraternidade universal. Desse modo, fé e fraternidade se conectam irrenunciável e irreversivelmente.

É na própria relação fé /fraternidade que se inscrevem as novas relações humanas e sociais, e onde se insere também um novo olhar de justiça divina/misericórdia, e têm sua raiz novas relações, não mais baseadas sobre a força, sobre o maior, sobre prescrições autoritárias e opressoras, mas na corresponsabilidade. O perdão e a corresponsabilidade, alicerces da Justiça Restaurativa, encontram no amor o compromisso da justa medida que restaura, que devolve dignidade e cria laços de confiança e de amizade social transformando até a fala em não violência e o nosso universo em Terra Sem males, ou melhor num mundo sem prisões concretização da Fraternidade Social e Universal.

Essa é a verdadeira conversão, transformar nosso silêncio em Grito de Fraterna Amizade Social.

 

 

 

 

 

 

Volatr ao topo