Irmã Petra Pfaller participa da Assembleia CNBB Regional Oeste 2 da Pastoral Carcerária do Mato Grosso – Cuiabá/MT

 Em Igreja em Saída, Notícias

Nos dias 5 e 6 de abril, em que a esperança se renova com o chamado à missão, a cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, acolheu com alegria a Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária, realizada na sede da CNBB Regional Oeste 2. O encontro reuniu 56 agentes pastorais vindos de diversas dioceses do estado: Cáceres, Primavera do Leste, Diamantino, Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop e Juína, num momento de escuta, partilha e planejamento da caminhada em favor das pessoas privadas de liberdade.

A presença da Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral, foi fundamental para o encontro, assessorando os participantes no sábado e domingo com diversos temas: o objetivo geral da Pastoral Carcerária, o Ano Jubilar e a Resolução nº 34 do CNPCP sobre a visita religiosa no cárcere.

Na manhã de domingo, a assembleia realizou uma caminhada intitulada “Peregrinos da Esperança”, seguida da celebração da Santa Missa às 7h. Em seguida, os trabalhos continuaram com uma partilha sobre os desafios enfrentados durante as visitas às unidades prisionais. Na sequência, foi apresentada e debatida a Resolução nº 34, que trata da regulamentação das visitas socioespirituais, um tema de grande relevância para o fortalecimento da atuação pastoral.

Seguindo a proposta formativa, durante a assembleia, os agentes foram organizados em pequenos grupos para dialogarem sobre a realidade local, à luz do Ano Jubilar, e proporem ações concretas que expressem a misericórdia, a profecia e a esperança no cotidiano do cárcere. Foi um exercício de comunhão, discernimento e compromisso com a dinâmica da sinodalidade.

As partilhas revelaram a unidade na diversidade e o profundo desejo de seguir as pegadas de Jesus Libertador, estando ao lado dos mais esquecidos e marginalizados da sociedade.

A assembleia encerrou-se com a palavra de Dom Mário Antonio da Silva , arcebispo de Cuiabá, e a oração final, culminando em um almoço fraterno, que celebrou a partilha vivida e o fortalecimento dos laços entre os agentes. Com o espírito missionário renovado, os participantes retornaram às suas dioceses com a certeza de que, unidos, podem ser sinais de paz, justiça e ressurreição nos cárceres do Mato Grosso.

Volatr ao topo