Coletâneas de ensaios debate a importância da Justiça Restaurativa para resolver conflitos

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

É com muita alegria que compartilhamos o lançamento do livro “Narrativas restaurativas libertárias: ensaios sobre potências e resistências” Coordenado por Amanda Castro Machado, Paloma Machado Graf e Viviane P. de Ornellas Cantarelli.

Este livro convida a olharmos para nós mesmos, nos compreendendo, assim como a olhar ao nosso redor, conectando-nos com os outros e o meio ambiente para agirmos coletivamente. É uma obra que parte de um movimento potente e de resistência, questionador do sistema retributivo de justiça, da punição, do cárcere e do tratamento que se atribui às pessoas envolvidas em um dado conflito. Isso, porque a justiça restaurativa não se esquiva do compromisso de enfrentar as violências estruturais que permeiam os conflitos, não é alheia ou insensível ao machismo, ao racismo, à LGBTfobia ou às desigualdades sociais, por exemplo.

Ao questionar as estruturas de poder – e como as mesmas subjugam as pessoas, sobretudo os oprimidos – percebe que pessoas podem reproduzir violências. Com isso, busca diferentes moldes para elaborar suas questões no intuito de ressignificar suas dores para não as reproduzir violentamente. Deste modo, ao considerar os protagonismos de suas próprias histórias, novos enredos são instaurados, criando narrativas restaurativas libertárias entre potências e resistências para criar múltiplas formas de conviver.

Esta antologia restaurativa é subversiva, construída por pessoas que falam do seu coração, pois quando assim é feito, o discurso conecta e não rotula…. E nada mais subversivo que uma sociedade conectada e, portanto, organizada!

O acesso ao livro se dá via Kindle (aplicativo que pode ser instalado em computador e celular também, não é necessário ter o aparelho), e pode ser comprado pelo site da Amazon.

*Os valores arrecadados serão distribuídos entre os diversos autores, autoras e colaboradores da construção desta obra coletiva.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo