Por Vera Dalzotto e Érika Silva
A Justiça Restaurativa reconhece a importância do bem-estar individual como um componente essencial da restauração e da prevenção de futuros comportamentos prejudiciais.
Além disso, ao incentivar práticas de autocuidado, a JR reforça a responsabilidade individual de cada pessoa em cuidar de si mesma e, assim, contribui para o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e resilientes. Essas práticas são:
1 – Autocompaixão: Reconhecer e respeitar suas próprias emoções, sendo gentil consigo mesmo e permitindo-se processar qualquer dor ou sofrimento relacionado ao crime.
- Suporte emocional: Buscar apoio de familiares, amigos, terapeutas ou grupos de apoio que possam ajudar a lidar com as emoções desencadeadas pelo processo.
- Estabelecer limites: Definir limites saudáveis em relação ao seu envolvimento no processo e saber quando é necessário afastar-se temporariamente para cuidar de si mesmo.
- Auto Reflexão: Refletir sobre suas próprias necessidades e buscar atividades que promovam a cura e o bem-estar, como exercícios físicos, meditação, hobbies ou outras práticas que tragam equilíbrio e alívio.
- Acessar recursos de apoio: Conhecer os recursos disponíveis para cuidar de sua saúde mental e emocional, como serviços de aconselhamento, grupos de apoio ou organizações especializadas em Justiça Restaurativa.
Ao cuidar de si mesmo, cada participante pode melhorar sua resiliência emocional e contribuir de maneira mais eficaz para o processo de cura e reconciliação. Dentro deste autocuidado, no dia 16 de julho às 19h aconteceu o primeiro círculo do projeto Conecta.
Este círculo teve como temática “cuidar de quem cuida” facilitado por Érika Silva e o Pe. Gianfranco Graziola e Vera Dalzotto como apoio. Ir. Petra, coordenadora nacional da PCr, abriu o círculo com uma fala de apoio e gratidão.
Esta vivência contou com a presença de agentes da pastoral que são facilitadores ou estão em processo formativo:
Teles …Alagoas
Rosilda Ribeiro MS
Maria das Graças….Go
Fátima … Espírito Santo
Eliete… Bahia
Margarida …. DF
Rômulo….RJ
Após a vivência Érika ficou à disposição para dar a mentoria individual, ou se algum participante desejar montar um grupo para uma vivência circular, ela estará à disposição para toda a organização e facilitação junto com quem solicitou, desde a montagem até a execução.
E também está marcada a próxima vivência circular para o dia 18 de agosto, às 19h, para quem desejar. Segue abaixo alguns depoimentos de participantes e registro fotográfico do grupo. A vocês que participaram, nossa gratidão, e aos que virão, estamos esperando vocês com muito carinho e entusiasmo.