Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Pastoral lança roteiro para celebrações nas prisões no Ano Santo da Misericórdia

 em Igreja em Saída

Capa_roteiros celebrativos

“É com imensa alegria que a Pastoral Carcerária Nacional (PCr) apresenta este conjunto de roteiros celebrativos, construídos em mutirão e em profundo espírito missionário e profético. O Ano Santo da Misericórdia mobiliza toda a Igreja a estar junto das pessoas mais sofridas e marginalizadas. Para o trabalho pastoral nos cárceres, nossa missão e luta diária contra toda e qualquer forma de violação da dignidade humana não pode nunca prescindir de celebrações e momentos de oração, especialmente dentro dos pavilhões, raios e celas, de mãos dadas com nossos/as irmãos/ãs presos/as”.

O trecho acima é parte da mensagem de apresentação dos roteiros celebrativos que a Pastoral Carcerária passará a distribuir em abril para seus agentes que visitam as prisões. O material também já está disponível para download no Site da PCr Nacional.

CLIQUE E FAÇA DOWNLOAD DO ROTEIRO

A proposta da Pastoral Carcerária ao elaborar este material é oferecer propostas de celebrações dentro do cárcere, junto com as pessoas presas, aprofundando a mística e a espiritualidade do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

No total, são apresentadas sete sugestões de roteiros celebrativos, que podem e devem ser adaptados de acordo com cada realidade e situação. No final do material há dois anexos: um trazendo sugestões de canções litúrgicas e pastorais para as celebrações e outro indicando mais roteiros presentes em outro material da PCr. “O importante, como agentes da Pastoral Carcerária, é sempre privilegiarmos a participação ativa das pessoas presas nas atividades e momentos litúrgicos que desenvolvemos dentro das prisões”, consta no descritivo do material.

“Amigo/a agente da PCr, receba junto com este material o nosso caloroso abraço. Que a Páscoa de Jesus reafirme o nosso compromisso e opção preferencial pelos pobres. Estamos em comunhão e em sintonia evangélica com o nosso Papa Francisco. Sejamos atentos/as às suas palavras: ‘Este Ano Santo traz consigo a riqueza da missão de Jesus que ressoa nas palavras do Profeta: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que dela se viram privados’ (Papa Francisco, Misericordiae Vultus, 16)”, escreve a coordenação da Pastoral Carcerária Nacional ao concluir a apresentação dos roteiros.


FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

Recommended Posts

Deixe um comentário