Integração Diocesana da Pastoral Carcerária – Diocese de Petrópolis

 Em Notícias

Interna superior integracao petropolisA Pastoral Carcerária da Diocese de Petrópolis realizou, em 30 de novembro, na Paróquia de São Pedro, em Teresópolis (RJ), a sua última integração de 2014. Esse momento ocorreu quatro vezes no ano, uma vez em cada decanato, com a finalidade trabalhar a formação integral do agente pastoral. Nesta última integração, os agentes orientados pela coordenação diocesana discutiram e organizaram planos de ação pastoral para o ano de 2015.
O dia iniciou com missa, presidida pelo vigário episcopal da caridade, Padre Rafael Soares da Silveira, que, na homilia, exortou: “Hoje, iniciamos um novo ano litúrgico com o tempo do Advento. Este não se limita a preparar-nos para o Natal, mas insere-nos em toda a História da Salvação. Faz-nos viver na esperança da vinda do Messias vivida pelo Povo de Deus, mas, ao mesmo tempo, relembra-nos que Ele já veio e voltará no fim dos tempos. Manifestemos, pois, a nossa confiança em Deus e peçamos que nos perdoe a falta de convicção que talvez nos tenha faltado durante o ano”.
Ao final da celebração, os agentes dirigiram-se para o momento de formação, orientado pela coordenadora diocesana, Viviane Padilha, que apresentou o plano de ação missionária para a Pastoral Carcerária de toda a diocese e motivou a todos a não esmorecer frente aos desafios já enfrentados e aos que virão.
Interna inferior integracao petropolisA alegria e o entusiasmo são a marca registrada da Pastoral Carcerária da Diocese de Petrópolis. Seja nos momentos de animação ou oração, todos participaram com grande ardor e abertura de coração, independentemente da idade ou do estado de vida, pois compreendem que a boa vivência fraterna fortalece o irmão na missão evangelizadora.
O centro da missão evangelizadora da Pastoral Carcerária é Cristo, portanto, os agentes viveram, na tarde daquele mesmo dia, um momento de espiritualidade com Jesus presente no Santíssimo Sacramento, seguido de um momento de louvor. Durante a oração, os agentes rezaram ardorosamente não só pela vida dos irmãos encarcerados e suas famílias, mas também por toda a realidade encontrada no cárcere.
No final da integração, a coordenação apresentou o relatório de sua participação na Assembleia Diocesana do Plano Pastoral.
Reportagem: Alexandre Nunes da Conceição/PCr de Petrópolis
Facebook: https://www.facebook.com/alexandre.n.daconceicao

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo