Realizada formação anual para agentes da PCr do Sub Regional de Botucatu

 Em Notícias

PCr_encontro_sub_botucatuEm 12 de julho, cerca de 30 agentes da Pastoral Carcerária do Sub Regional de Botucatu, participaram de encontro anual de formação na cidade de Marília (SP).
Realizado no auditório da FAJOPA, o encontro organizado pela coordenação do Sub Regional, que tem como coordenadores o padre Orlando Alves (Diocese de Assis) e Wilson Roberto Batista (Diocese de Marília), contou com a assessoria do Prof. Dr. Rodolfo Arruda, do Observatório de Segurança Pública da UNESP e da Profª Drª Tereza Cristina Baraldi Albieri, atual secretária municipal da Cidadania e Juventude de Marília.
Os palestrantes contribuíram enormemente com a qualificação dos agentes da Pastoral, bem como dividiram seus conhecimentos, experiências e reflexões com o público, abordando temas como a natureza do Estado penal, aspectos da justiça criminal, política penitenciária e, como contrapondo, a justiça restaurativa.
Estiveram presentes representantes das dioceses de Araçatuba, Assis, Lins, Ourinhos, além de agentes da diocese anfitriã, Marília.
Ao final do encontro, ficou evidente para todos a importância de aprofundar a qualificação e formação dos agentes na perspectiva de tornar o serviço pastoral mais humano, coerente e transformador.
Também se registrou nas falas, a necessidade de seguir a formação com outros temas, assim como possibilitar de forma descentralizada (nas dioceses e paróquias), outros momentos de reflexão, sem deixar de lado o fortalecimento espiritual daqueles e daquelas que se fazem Igreja no interior dos cárceres.
Por fim, o encontro foi encerrado com um almoço que permitiu um breve, mas afetuoso, convívio entre os participantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo