PM de Roraima assume controle da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo

 Em Notícias

Penitenciaria_Monte_Cristo_RoraimaPelo menos até o fim de março, a Polícia Militar de Roraima estará no comando de todas as operações da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
A medida anunciada em 30 de dezembro pela PM e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) foi tomada após 15 presos escaparem da unidade prisional em 24 de dezembro.
A força tarefa de apoio ao sistema prisional foi instituída através do decreto 20.192E de 2015. Na prática, a Companhia Independente de Policiamento de Guarda que já atua na parte externa da penitenciária assumiu o controle de todas as atividades da unidade, entre elas as revistas, triagem e serviços administrativos.
Pouco mais de 200 policiais que já atuavam na guarda do presídio foram designados para o trabalho. O secretário adjunto da Sejuc, Francisco Borges, garantiu que não se trata de uma ‘intervenção militar’ e sim de uma melhoria da parte operacional com o auxílio da PM.
Porém, entre presos, familiares e defensores dos direitos humanos há o temor de que tendo o pleno controle da unidade prisional, a PM possa agir com truculência diante de alguns conflitos internos e não há certeza de que todas as práticas adotadas para conter as eventuais tensões entre os presos venham a ser de conhecimento da sociedade.
 
Fontes: G1 E Folha BV
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo