PCr Nacional realiza curso ESPERE no Piauí

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

Por Daniel Adans Soares

A Pastoral Carcerária Nacional, por meio do método ESPERE (Escola do perdão e reconciliação) realizou um curso de 40 horas de pura imersão dentro de si no estado do Piauí, em Teresina.

Vera Dalzotto, assessora da PCr Nacional para a questão da Justiça Restaurativa, facilitou o curso juntamente com a Irmã Gabriella Pinna.

Participaram agentes da pastoral carcerária, da pastoral do povo de rua, sobreviventes do sistema carcerário, familiares de pessoas privadas de liberdade, sociólogos, educadores, psicólogos e outros profissionais.

Os participantes reconheceram que o processo é lento, mas resulta em superação e força, mesmo se o cursista não progride tão depressa, está tudo certo também.

É importante reconhecer suas limitações que o segura, identificando suas iras, raivas, ódios, desejo de vingança; buscando sua criança ferida e os sentimentos que emergem do seu mais íntimo ser, pode-se entender que muitas situações que ocorrem e chocam devem ser deixadas no passado, a fim de avançar a marcha do progresso rumo ao bem viver e à liberdade espiritual.

Perdoar a si mesmo e compreender esta possibilidade, faz transformações significativas de libertação. Evite sentimentos corrosivos como o rancor, ódio, mágoa, inveja, que tiram noites de sono. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Libere perdão e seja livre destes sentimentos.

 

Volatr ao topo