PCr do Maranhão realiza círculo de paz com lideranças Quilombolas e Ribeirinhas

 Em Justiça Restaurativa, Notícias

Rosenilde Silva Melonio, coordenadora diocesana da Pastoral Carcerária em Viana e facilitadora de círculos da Justiça Restaurativa, realizou um círculo de construção de paz com  lideranças de comunidades quilombolas e ribeirinhas, no município Pedro do Rosário (MA), no dia 20 de outubro.

Tanto homens quanto mulheres participaram da atividade, relatando experiências dolorosas de suas vidas, assim como mostrando sua luta de resistência, estando na linha de frente, tomando conta de suas comunidades, mas ainda precisando lidar com um passado que causa sofrimento.

Segundo ela, as pessoas se sentiram acolhidas no espaço do círculo, podendo compartilhar com os demais e tendo a certeza que a resolução dos problemas são possíveis.
Uma liderança relatou a dor de ver as terras de sua comunidade sendo vendidas, invadidas por outras pessoas, depois de ter arriscado sua vida para conquistá-la. Rosenilde analisa que aquele momento lhe ensinava como resolver a situação através de um bom diálogo.

Outra liderança relatou o assassinato do filho pelo próprio irmão. Foi uma situação de muito sofrimento e dor, aceitar o filho que cometeu o assassinato no seio da família.

Naquele momento do círculo, ela relatou era a primeira vez que conseguia falar sobre isso em público, e que se sentia segura de falar sobre um fato que lhe causou muita dor.Rosenilde diz que tem planos para levar a prática às 14 aldeias indígenas do município de Viana, porque os povos originários, que também enfrentam grandes sofrimentos, precisam do círculo de construção de paz.

Em abril deste ano, ela realizou o círculo em Viana.

Volatr ao topo