Pastoral Carcerária do Sub-regional de Botucatu realiza formação anual em Marília

 Em Notícias

Encontro Agentes BotucatuEm 18 de julho, no Centro Catequético da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP), a Pastoral Carcerária realizou sua formação anual em nível de Sub-regional. Participaram entre agentes (49) e equipe de apoio (alimentação/equipamentos), aproximadamente 60 pessoas.
Com a pauta, “Redução da maioridade penal”, apresentada por Jaqueline, da Pastoral da Juventude (PJ-Marília) e “O trabalho com egressos do sistema penitenciário e família”, que contou com a assessoria do casal Cosmo e Margarida e do agente Luiz, todos da Diocese de São Carlos, discutiu-se as temáticas a partir da ação social da Associação Bom Samaritano.
Na fala de muitos participantes, foi uma manhã de sábado muito produtiva e animadora para os agentes de Pastoral de sete das oito dioceses do Sub-regional (estiveram representadas Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente).
A relação entre redução da maioridade e interesses econômicos foi explicitada por Jaqueline. A ausência de políticas de juventude e a criminalização da mesma foram apontadas como características desse processo que atinge os direitos humanos. Por meio do material “Juventude quer Viver”, a vitimização juvenil pela violência do Estado e o protagonismo juvenil foi enfatizado pela jovem, que também é assistente social por formação.
Margarida, coordenadora diocesana da PCr, relatou sua trajetória na Pastoral Carcerária e o histórico de dez anos da Associação do Bom Samaritano, com sede na cidade de São Carlos (SP). De forma carismática, apontou os inúmeros aspectos pelos quais o agente deve se instruir e capacitar para lidar com as inúmeras tarefas que implica o serviço pastoral.
Um vídeo institucional também apresentou o envolvimento dos agentes de pastoral na Associação do Bom Samaritano, que recebeu prêmio da Fundação Volkswagen, em 2011, pela relevância do trabalho realizado no atendimento do egresso do sistema penitenciário, mediando o resgate de sua cidadania e dignidade por meio das orientações quanto a vida civil e como trabalhadores.
A Coordenação do Sub-regional de Botucatu, na pessoa do coordenador, Padre Orlando, da Diocese de Assis, e do vice-coordenador, Wilson Roberto Batista, da Diocese de Marília, agradece publicamente a generosa acolhida e recepção organizada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na pessoa do pároco, Padre Ademilson, que igualmente tem trabalhado pelo fortalecimento da Pastoral Carcerária, tanto em nível diocesano quanto, agora, em nível Sub-regional.
Novamente, como era de se esperar, o clima de fraternidade, compromisso e superação de desafios pastorais marcaram o encontro, que apontou as questões de ordem eclesiásticas (de evangelização e mobilização), bem como as estruturais (sociopolíticas), como urgentes, provocando entre os participantes um importante momento de reflexão.
Texto: Professor Wilson Roberto Batista
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo