Padre Almir: Anunciação do Senhor – vamos espalhar uma boa notícia?

 Em Notícias

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Com esta saudação o anjo anuncia a Maria aquele o que seria um dos maiores acontecimentos da humanidade, a encarnação do Filho de Deus. Na sequência, o anjo dirige a Maria uma palavra de coragem: “Não tenhas medo…”.

Hoje, 25 de março, celebra-se a Anunciação do Senhor, uma festa que remonta os primórdios do cristianismo e que nos lembra que, segundo Lucas, quando Isabel estava no sexto mês de gravidez de João Batista, o anjo do senhor foi enviado a Maria. O sim de Maria vai transformar a história da humanidade. Sua disponibilidade em servir a Deus também.

Neste tempo em que estamos vivendo, marcado pelo medo, pela insegurança, pelo desânimo e tantos outros sentimentos, a festa da Anunciação vem nos trazer um certo acalento. Se olharmos todo o diálogo do anjo com Maria vamos perceber muitas palavras encorajadoras.

Alegra-te: Primeiramente o anjo faz este convite a Maria para ela se alegrar. Este convite é para nós também hoje, em um tempo marcado pela tristeza, pela angústia e pela depressão, somos convidados a nos alegrar, a buscar a alegria que vem do Senhor. Não tenhas medo: também neste tempo marcado pelo medo, o anjo vem nos convidar a buscar a coragem, a deixar de lado todo medo, toda aflição, pois o Senhor está conosco.

O Espírito virá sobre ti: depois de um diálogo com Mari,a o anjo faz uma afirmação grandiosa. Ele afirma que Maria será repleta do Espírito Santo. Nesta afirmação a Maria, o anjo convida todas as pessoas de boa vontade a se abrirem ao Espírito. Todos os nossos passos devem ser guiados pelo Espírito. Todas as nossas ações, toda a nossa vida deve ser guiada pelo Espírito do Senhor.

Porque para Deus nada é impossível: Esta é, ao meu ver, a parte mais profunda de todo o texto. O nosso Deus é o Senhor do impossível. Ele faz brotar água da pedra no deserto, foi Ele que fez o mar, as montanhas, os astros e estrelas. Para Deus nada é impossível. Para os seres humanos sim, mas não para Deus, pois para Deus tudo é possível. Para Deus é possível fazer a jovem virgem como a idosa estéril dar a luz. Por isso, amados irmãos e irmãs, tenhamos bem presente isso: Para Deus nada é impossível. Diante da dor, do sofrimento, da ameaça da morte, para Deus nada é impossível.

A anunciação do Senhor nos chama atenção para nos tornarmos discípulos e missionários do Senhor, levando às pessoas uma Boa Notícia. O mundo, as redes sociais, a mídia, são todos meios de propagação de notícias e muitas vezes de notícias ruins. Precisamos anunciar coisa novas e boas. Nas nossas pastorais, muitas vezes gastamos bastante tempo falando de tragédias, de dor e sofrimento, temos dificuldade em falar de coisas boas.

As vezes noticiamos quantos presos estão doentes ou morreram confinados nos presídios e não damos importância para aqueles tantos que saíram e estão recomeçando a vida. O convite para todos nós hoje é darmos boas noticias.

Que tal, neste dia da Anunciação do Senhor nós tentar compartilhar somente boas notícias e evitar de ficar compartilhando notícia ruim?

Vamos tentar fazer essa experiência?

Pe. Almir José de Ramos
Vice Coordenador da Pastoral Carcerária Nacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo