“Eucaristia é expressão de libertação”: Pe. Bosco celebra missa de Natal livre das grades

 Em Igreja em Saída, Notícias

As celebrações de Natal no cárcere são um momento importante, no qual os agentes pastorais vão levar a palavra, além de sua companhia, às presas e presos, em um momento tão especial.

Para padre Bosco Nascimento, coordenador estadual da Pastoral Carcerária da Paraíba, a missa de Natal em Guarabira, na Paraíba, foi especial. Foram 400 presos presentes na comemoração sem grades para separá-los dos agentes pastorais.

Houve algumas exceções, mas as celas eram localizadas no pátio. Ele notou que esses presos não deixaram de participar e de lembrar a morte e ressurreição de Cristo.

Foram dispostas 200 cadeiras para que todos estivessem próximos à liturgia e aos padres celebrantes. “Foi um momento muito marcante e significativo”.

Pe. Bosco elogia o diretor da unidade pela habilidade de condução do momento, e ressalta que não há grandes reclamações por parte da população carcerária. “Acho que esse fato precisa ser valorizado e enaltecido”.

Ele reforça que em unidades pequenas é difícil poder realizar uma celebração sem que as pessoas privadas de liberdade estejam fora das grades, embora defenda que não se deve celebrar a eucaristia em meio a essa privação de liberdade. “Isso fere o princípio da comunhão. Eucaristia é expressão de libertação”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo