PCr do PR realiza Escuta Sinodal com os encarcerados 

 Em Igreja em Saída, Notícias

A Equipe Diocesana da Pastoral Carcerária de São José dos Pinhais, no Paraná, realizou neste sábado (09), a primeira escuta sinodal com os encarcerados em Piraquara.

O diácono Manoel Pereira da Silva, um dos assessores diocesanos da Pastoral Carcerária relata que “após uma pequena conversa e orientação que tive esta semana, com o secretário da ação evangelizadora de nossa diocese, me encorajei para iniciar alguns encontros sinodais nos cárceres”. 

O encontro foi motivado por conta do Sínodo que irá ocorrer em Roma no ano que vem.  “O Papa Francisco convocou a Igreja para viver um período de sinodalidade em preparação para o Sínodo. O Papa deseja escutar a todos os membros da Igreja. O sínodo deve recolher tudo que o povo de Deus tem a dizer sobre a Igreja e sobre a si mesmo. Esse ‘todos’ segundo o Papa inclui os católicos afastados da Igreja, os cristãos de outras Igrejas, os que professam outras crenças, os marginalizados e excluídos”, afirma diácono Manoel.

Mais dois encontros sinodais irão ocorrer neste mês de abril e maio: um na Penitenciária Feminina de Piraquara e outro no Centro de Integração Social (CIS).

Cerca de 30 irmãos encarcerados participaram. Foi feita a leitura orante do texto do cego Bartimeu, com a participação de todos do grupo, que tinham bíblias nas mãos. 

Diácono Manoel diz que, depois, foi feita uma conversa seguindo o tema da escuta sinodal. “Trabalhamos duas questões praticamente: os pobres, marginalizados e encarcerados tem voz na Igreja? Eles encontram espaços nesta Igreja? Foram momentos de reflexão muito fortes entre o grupo, nós da equipe fomos surpreendidos com a participação deles, sentimos a presença do Espírito Santo muito intensa naquele momento”.

Com Informações da Diocese de São José dos Pinhais

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo