PCr do MA realiza sua assembleia Estadual

 Em Igreja em Saída, Notícias, Saúde no cárcere

Aconteceu nos dias 09 e 10 de julho de 2021 de forma virtual a assembleia estadual da Pastoral Carcerária do Estado do Maranhão, que reuniu as coordenações da Pastoral Carcerária de várias Dioceses e da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, que compõem o Regional Nordeste 5.

A Pastoral Carcerária é uma ação da Igreja Católica Romana no Brasil, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como objetivo a evangelização das pessoas privadas de liberdade, bem como zelar pelos direitos humanos e pela dignidade humana no sistema prisional.

 

É a presença de Cristo e da sua Igreja no mundo do cárceres onde procura desenvolver todos os trabalhos que essa presença vem a exigir. A Pastoral mantém contatos e relações de trabalhos e parcerias com organismos dos poderes executivo, judiciário e legislativos como também ONG’S, locais, nacionais e internacionais. Na abertura dia 09 às 19h30min. orações iniciais e espiritualidade que foi conduzido pela Ir. Petra da Coordenação Nacional da Pastoral Carcerária PCr. Sábado 10 início às 8:00 horas com as orações e depois o Pe. Raimundo Rocha, fez o repasse da conjuntura nacional, dificuldades que estamos passando nessa pandemia que afeta a vida da Igreja com suas pastorais, movimentos e serviços; a falta de política voltada para a sociedade, para o povo e para o país como um todo pela falta de compromisso do governo federal.

 

Ao longo desses dois dias de trabalhos, orações e partilha de trabalhos realizados nas dioceses, com algumas modificações feitas por conta da pandemia, muitos trabalhos tiveram que serem modificados, um exemplo colocado pela Diocese de Viana, que impossibilitada de visitar os presos, preparam café da manhã pra receber os familiares de presos aos domingos em frente a Unidade Prisional onde é feita a partilha da palavra de Deus; muitas formas de trabalhos foram partilhadas pelas coordenações diocesanas, servindo como alternativas a serem implantadas por outras coordenações.

 

Como a assembleia era eletiva, no sábado a tarde foi realizado o processo eleitoral que foi coordenado pela Irmã Petra, sendo eleita para um novo mandato a coordenação estadual formada pelo Pe Elisvaldo, Coordenador; Celeste Vice Coordenadora; Maria de Jesus Secretária e Coordenação da Mulher Presa a Irmã Paula e Conceição. A assembleia teve como anfitrião coordenando os trabalhos o Pe Elisvaldo da Diocese de Imperatriz e atual Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária PCr Ma. PASCOM ROSÁRIO MA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo