Estado de São Paulo realiza assembleia Estadual da Pastoral Carcerária

 Em Igreja em Saída

Realizou-se no fim de semana de 5 a 7 de maio na cidade e diocese de Catanduva (SP) mais uma Assembleia da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo. Participaram mais de cem agentes de pastoral que atuam nas diferentes dioceses do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
encontro sp pastoralO evento começou na parte da tarde de sexta feira com as boas vindas, as inscrições, entrega do material, a acomodação nas estruturas do antigo seminário, a apresentação da pauta,e o momento mariano da reza do terço.
O dia seguinte, a celebração da eucaristia, com as boas vindas do anfitrião da casa e Bispo referencial da Pastoral Carcerária do Regional Dom Otacílio Luziano da Silva, deu inicio ao intenso fim de semana de atividade pastoral.
Dom Otacílio tratou de vários aspectos da devoção mariana e seu significado no contexto dos 300 anos do reencontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba.
O final da manhã foi conduzido pelo assessor jurídico da Pastoral Francisco Crozera, que falou sobre o decreto de indulto para as mulheres e a Lei 13.257/2016, que prevê a prisão domiciliar para as mulheres grávidas e com crianças com idade inferior a 12 anos. Ele foi enfático em afirmar como a causa do encarceramento tem a ver com a guerra as drogas, maior causa de aprisionamento das mulheres que beira o 68% dos casos contra o 30% dos homens.
A parte da tarde começou com o momento eletivo, leitura dos artigos do regimento interno referentes à eleição do coordenador estadual. Durante este momento várias dioceses e sub-regionais agradeceram o trabalho da coordenação ao longo dos últimos dois anos e pediram a continuação da mesma para mais outros dois anos.
Não tendo outra candidatura para ocupar o cargo, Deyvid Livrarini foi aclamado como Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo para os próximos dois anos.
A última parte do dia de sábado foi assessorada pelo Padre Valdir Silveira, coordenador da Pastoral Carcerária Nacional e da Arquidiocese de São Paulo. Na sua apresentação ele recordou a caminhada da Pastoral Carcerária e sua colocação no âmbito das Pastorais Sociais, trazendo dados que confirmam como é importante a dimensão profética e de denúncia alimentada pelo sonho de um mundo sem cárceres, que tem na Agenda para o Desencarceramento e o Relatório sobre a Tortura em Tempos de Encarceramento em Massa, dois instrumentos preciosos de ação pastoral e promoção humana colocados nas mãos dos agentes da Pastoral Carcerária.
E no domingo, foi realizado um trabalho em grupos dividios por sub regionais, fazendo o balanço das atividades e avanços destes anos e também apresentando as dificuldades a serem superadas e vencidas na ação pastoral que está diante de nós nos próximos meses e anos.
Os agentes também foram lembrados sobre a peregrinação da Pastoral Carcerária Nacional, que irá ocorrer no dia 8 de outubro em Aparecida, por ocasião do ano mariano, a missa dos 25 anos do massacre do Carandirú, os 20 anos da Campanha da Fraternidade de 1997 sobre o cárcere, e o encontro Estadual no dia 25 de novembro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo