Em SP, Padre Valdir conversa com grupo Jovens Sem Fronteiras

 Em Agenda Nacional pelo Desencareramento

Interna_jovens_sem_fronteirasO coordenador nacional da Pastoral Carcerária, Padre Valdir João Silveira, participou, em 25 de junho, de uma roda de conversa com mais de 60 pessoas do grupo Jovens Sem Fronteiras, que permanentemente reflete e age por mudanças na cidade, especialmente junto às comunidades menos privilegiadas.
O tema do encontro, realizado no espaço “A Casa”, foi “Sistema Carcerário e a Redução da Maioridade Penal”, um assunto sempre atual e que afeta diretamente a juventude, posto que quase 55% das pessoas presas têm até 29 anos, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2014. Além disso, a redução da idade penal de 18 para 16 anos tem sido muito debatida em toda a sociedade, pois a proposta tramita no Congresso Nacional.
Aos participantes, Padre Valdir enfatizou que a Pastoral Carcerária é contra qualquer modelo de encarceramento e que a redução da idade penal não resolverá os problemas de segurança no Brasil, pois, segundo os dados que apresentou, o aumento do encarceramento nas últimas décadas não levou à redução da criminalidade. Além disso, os adolescentes presos entrariam em um sistema prisional que já está superlotado e onde os detentos são tratados de forma desumana.
“Tivemos nosso primeiro JSF debate, com a presença do Padre Valdir, representando a Pastoral Carcerária, que nos graciou com seus conhecimentos, dados da situação atual dos presídios no nosso país, e seus pontos de vista com relação ao que deveria ser feito. Agradecemos imensamente sua colaboração, e a presença de todos”, postaram, no Facebook, os articuladores dos Jovens Sem Fronteiras.
“Evento incrível! Quase 70 jovens debatendo sobre esse tema atual e controverso. Redução da maioridade penal. Ao ar livre na Casa da Hebraica”, expressou, também pelo Facebook, Elisa Griner.
 
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo