REUNIÃO DO SUB-REGIONAL DA PASTORAL CARCERÁRIA

 Em Artigos, Geral, Notícias

No dia 16 de março aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária (Pcr) em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro foi das 8h às 14h e contou com a presença de 28 agentes das dioceses de Marília, Bauru, Presidente Prudente e Assis. 

Após a oração inicial e apresentação dos presentes, Maura Saldeira, coordenadora do Sub-regional, passou a palavra ao padre Danilo Nobre e José Ribamar Júnior, que apresentaram uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema Amizade Social. Após a apresentação do cartaz e objetivos, destacaram que a campanha desse ano retoma alguns elementos importantes da Fratelli Tutti, encíclica do papa Francisco, a fraternidade, baseada na amizade social e no amor político. A verdadeira valorização da vida. Toda vida importa. Os desafios da intolerância e individualismo. Ver que dá esperança. No agir destacou-se a necessidade da Justiça restaurativa, de alargar o espaço de tua tenda (um agir sinodal) e cultivar uma espiritualidade de comunhão. 

Após um espaço para debates e breve intervalo, houve a partilha das realidades das pastorais presentes: os desafios e avanços. Algumas dificuldades ainda com credenciamento, falta de mais apoio dos padres e religiosos e a dificuldade de conseguir agentes, com as visitas acontecendo no meio da semana. Como avanços, a maior participação nesse encontro e surgimento e retorno de novas equipes para as visitas. O padre Nilton, de Ourinhos partilhou sua participação no primeiro encontro para padres que assessoram a pastoral carcerária. O encontro aconteceu em São Paulo e contou com a presença de 22 padres, um bispo e uma leiga. 

Ao final da reunião, o padre Valdo lembrou e motivou os agentes para os próximos encontros do sub-regional e a assembleia estadual que ocorrerá de 26 a 28 de abril em Caraguatatuba. Destacável ainda a bela acolhida de sempre da paróquia Sagrado Coração de Jesus à todos os agentes da pastoral carcerária do sub-regional. Após algumas palavras de ânimo da coordenadora Maura, o padre Orlando deu a benção final, encaminhando o grupo para o almoço.

Volatr ao topo