Pastoral realiza formação para agentes que atuam com mulheres presas no RS

 Em Mulher Encarcerada

Por Evanice Luiza Diedrich Schroeder
Da CNBB Sul 3
Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a questão da mulher presa será assunto de formação para agentes que atuam na Pastoral Carcerária das diversas (arqui) dioceses gaúchas. O evento será realizado nos dias 05 a 07 de maio de 2017, no Centro de Espiritualidade Padre Arturo – CEPA -, no Arroio da Manteiga em São Leopoldo (RS).
A coordenadora desta instância da Pastoral Carcerária do Regional Sul 3, Vera Lúcia Dalzotto, ressalta o pioneirismo deste espaço de reflexão, fundamental para capacitar os agentes que atuam junto às 68 unidades prisionais do estado que recebem mulheres. Na oportunidade, estará presente a Coordenadora Nacional da Questão da Mulher Presa da Pastoral Carcerária, Irmã Petra Pfaller, que dirigirá um dos momentos da formação e participará de painel sobre os diversos aspectos que serão trabalhados.
Sob o tema “Maria e as tantas Marias nos cárceres”, o Grupo de Trabalho formado por sete mulheres de diferentes (arqui) dioceses gaúchas está trabalhando com afinco para garantir a qualidade deste momento.
O cronograma prevê a abordagem de vários assuntos inerentes às mulheres presas, quais sejam: as regras de Bangkok; questões de gênero; maternidade na prisão; fundamentos da justiça restaurativa; a realidade prisional feminina do RS e do Brasil e, ainda, um histórico da Pastoral Carcerária nesta instância, sob a assessoria da própria Irmã Petra, mais Vera Dalzotto (Passo Fundo), Evanice Schroeder e Maristela Hallmann(Montenegro), Joana Mattia (Erexim), Cândida Fonseca (Pelotas), TatianeKaczmarek (Guaíba) e Anna Maria Rizzante (Caxias do Sul).
As inscrições já se encontram abertas e encerram-se no dia 26/04, com 45 vagas disponíveis. Basta entrar em contato com o GT da Mulher Presa no RS, pelos números indicados no cartaz de divulgação, ou pelo link: http://bit.ly/2oRGgAi

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo