PCr realiza via sacra em presídio feminino de Pernambuco

 Em Igreja em Saída, Notícias

Nesta quinta-feira (07/04) a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda, Recife e Região Metropolina realizou uma  Via Sacra na Penitenciária Feminina de Abreu e Lima (PFAL). A celebração teve participação de 20 pessoas da Pastoral, dentre elas o Padre Vitor Hugo, reitor do Santuário Mãe Rainha em Olinda, o Diácono Florismundo, membros do Grupo da oficina de orações da Pcr e agentes da Pastoral que visitam a unidade. 

 

O coordenador arquidiocesano da PCr, Severino Ramos avaliou a experiência como muito positiva. “Nós andamos os quatro pavilhões, e atingimos todas as 450 detentas. fizemos todas as 14 estações da paixão de Cristo dentro do presídio, começando na guarita dos agentes penitenciários e seguindo até a cela do castigo. A leitura das estações também foi feita por uma detenta. As mulheres aceitaram de braços abertos e com muita emoção, algumas chamaram o padre para dizer o que estavam sentindo depois”. 

Para o coordenador, visitar a mulher foi de fundamental importância, pois elas estão em uma situação de maior desamparo. “Por mais dificuldade que o homem preso tenha, ele tem mais apoio, as mulheres vão visitá-lo. O homem não vai visitar a mulher que está presa.

Elas são abandonadas mesmo. Tem muito mais necessidade, porque é uma situação mais precária. Por isso escolhemos o feminino, e foi uma grande experiência, porque na dos homens existe a participação, mas não foi com tanta emoção e participação; a gente viu elas sentindo e participando, levando aquilo para dentro delas. Foi um sentimento muito bom e muito emotivo”.

A pastoral irá continuar visitando os presídios, animando e escutando os presos. No dia 13 de abril, a Via Sacra irá ocorrer na penitenciária de segurança máxima.

Ramos resume a importância das visitas da Pastoral. “É levar a palavra, carinho, escuta, é conversar, fazer com que o preso se sinta como um ser humano, assim como eu”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo