Coordenadora Nacional da PCr participa de Assembléia Regional em Paranavaí – PR

 Em Combate e Prevenção à Tortura, Igreja em Saída, Notícias

Nos dias 17 e 18 de setembro ocorreu a Assembleia Regional da Pastoral Carcerária no Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí (COSDIPA). Estiveram presentes 42 coordenadores e agentes de pastoral de 12 dioceses do Regional Sul 2 da CNBB. O encontro teve como objetivo: partilhar, estudar, discutir e disseminar a missão da pastoral no Paraná.

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e bispo referencial da PCr no PR, falou sobre como interpretar a missão da pastoral a partir da Palavra e evidenciou que não é uma ação em busca de sucesso imediato, é algo a ser construído junto com as pessoas presas e seus familiares.

A Irmã Petra Pfaller, Coordenadora Nacional da PCr, foi a assessora da Assembleia junto ao Pe. Dirceu Fumagalli da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da coordenação estadual da 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB).

No sábado, a Irmã Petra apresentou a análise de conjuntura trazendo dados atuais do sistema carcerário no PR e exibiu também um relatório sobre algumas unidades prisionais do país que foi publicado recentemente pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

As campanhas nacionais contra a pena de multa, sobre as questões da mulher presa e as restrições do serviço pastoral nas unidades prisionais foram o foco do domingo. 

Confira o depoimento da Irmã Petra sobre a sua participação na Assembleia:

“Fiquei muito grata pelo convite e oportunidade de conhecer mais a realidade da PCr de PR e sistema prisional local. Sou grata também por poder partilhar realidades atuais nacionais relacionadas ao sistema prisional.

Agradeço ao bispo Dom Mario de Paranavaí pela acolhida em sua diocese. Este ambiente de convivência foi muito importante para o bom desenvolvimento na Assembleia.

Quanto ao encontro, teria muitas coisas a destacar, mas irei elencar algumas, como a metodologia circular usada para proporcionar a escuta ativa de todos e todas as participantes durante este fim de semana.

Com esta metodologia pudemos ouvir experiências e realidades vividas nos mais diversos presídios, foi um momento muito rico, de motivação e respeito. Partilhas e diversidade de ações ajudam muito , rumo ao mundo sem cárceres.

A presença do Bispo referencial da CNBB Regional Sul 2, o Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, de Curitiba, foi de afeto e comprometimento com a causa dos nossos irmãos e irmãs a beira das margens periféricas, pessoas estas privadas de liberdade e por consequência suas famílias, que sofrem o desrespeito como se tivessem participação efetiva na situação.

Sua presença deu muito ânimo e motivação, trouxe muita esperança em tempos de escuta sinodal. Com o Senhor Bispo, este encontro foi marcado pela alegria do evangelho, fazendo do ambiente um espaço fraterno e feliz.

Os agentes e as agentes sempre dispostos com muita adesão às propostas e utilizando a escuta ativa como ferramenta de unidade e fraternidade no grupo. Enfim, tudo muito bem rezado, organizado e de grande valia sinodal.

A coordenação estadual e todos e todas estão de parabéns pela belíssima atuação onde o anunciar e a denúncia fazem de cada pessoa verdadeiros/as profetas.

Nestes encontros todos nós saímos ganhando com a partilha e ardor pela causa”.

Para mais informações acesse o site da CNBB Regional Sul 2. Lá você encontrará a carta aberta redigida pelos participantes da Assembleia. 

https://cnbbs2.org.br/2022/09/pastoral-carceraria-realiza-assembleia-regional-em-paranavai-pr/

 

Texto: Isabela Menedim 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo