Após cobranças da PCr, Amapá deve ter melhorias no sistema prisional

 Em Notícias

Após as cobranças e sugestões da Pastoral Carcerária da Diocese de Macapá sobre condições dos cárceres no Amapá, em reunião realizada em 10 de julho entre os agentes da PCr e o governador Camilo Capiberibe, as prisões no estado devem ter melhorias.
“Já fiz reunião com a SEJUSP [Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública] e Iapen [penitenciária masculina] para encaminhamentos das sugestões. Vamos fiscalizar a implementação”, garantiu, por e-mail, em 23 de julho, o governador aos agentes da pastoral, Anna Maria Rizzante e Reginaldo Ferreira, que estiveram na reunião.
Na oportunidade, os representantes da PCr da Diocese de Macapá relataram as péssimas condições de conservação e operacionalidade das penitenciárias IAPEN (masculina) e COPEF (feminina) e recomendaram ao governador maior rigor, atenção e cuidado aos direitos humanos e respeito à vida e dignidade das pessoas presas e também voltaram a reivindicar a criação do Conselho Estadual de Direitos Humanos, pois o Amapá é o único do país que ainda não tem essa instância.
Ao menos uma das reivindicações foi atendida. As internas em regime semiaberto do COPEF que estavam em uma única cela superlotada, foram divididas em dois alojamentos, com condições bem melhores de comodidade, conforme constataram as agentes da pastoral em visita realizada em 22 de julho.
LEIA MAIS SOBRE O ENCONTRO DOS AGENTES COM O GOVERNADOR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo