Caminhar junto nas terras amazônicas!

 Em Igreja em Saída, Notícias

A coordenação nacional da Pastoral Carcerária, na figura da Irmã Petra Pfaller e da assessora Vera Dalzotto, está Santarém desde o dia 24 de maio, na certeza de trazer e buscar aprendizados; encontramos uma equipe de pastoral sedenta por fazer o que de fato é sua missão: estar dentro dos cárceres, o que não está sendo permitido até neste momento pela secretaria do sistema penitenciário de Pará.

Logo na chegada, aconteceu o encontro com o Arcebispo Dom Irineu, chegado a pouco tempo nesta Arquidiocese. Entre outros temas discutidos, foram colocadas as necessidades e urgências da Pastoral Carcerária.

Deste encontro com o Arcebispo frutos, já foram colhidos os primeiros frutos. Ele esteve junto pela primeira vez na formação com a equipe da PCr local na manhã seguinte, ouvindo suas histórias de alegrias e súplicas em relação às suas atividades pastorais.

Por sinal, todas as agentes da PCr colocaram a dificuldade de adentrar no cárcere para fazer a visita religiosa. O Arcebispo, junto com a equipe local, firmaram uma reunião com o diretor da unidade, que vai acontecer nos próximos dias na cúria diocesana.

Ainda mais, foram feitas durante a reunião vários combinados para o retorno; tomaram consciência da urgência em olhar as situações de negação da dignidade das pessoas privadas de liberdade e encaminhar conforme orientações as denúncias, como também a importância de se reunirem regularmente para compartilhar as experiências, informações e estudar junto.

Estavam presentes duas agentes, uma de 80 anos e a outra de 76: Dona Fátima e Dona Maria, que atuam deste 1994 ,quando Padre Valdir formou a pastoral em Santarém.

Ir. Petra, coordenadora nacional da PCr, ressaltou: “Trabalhamos bastante o objetivo da Pastoral Carcerária como caminho de ação pastoral. Surgiram muitas perguntas, respostas, inquietações e certezas, foram trazidas propostas e firmados encaminhamentos, destacando a importância do trabalho em equipe para a promoção da dignidade.”

Esta formação aconteceu de forma circular,  como espaço seguro de vivência. Foi trazida a Justiça Restaurativa como ferramenta de mais uma qualificação para a missão entres outras.

No dia seguinte, ocorreu uma outra atividade em uma paróquia que reuniu lideranças de CEB`S, conselho tutelar, comunidades religiosas, diversas pastorais socais, comunidade educacional abordando temas sobre a dimensão social da evangelização. Nesta reunião foi colocada também a Agenda Nacional para o Desencarceramento e também toda a dimensão pastoral da PCr com suas lutas como parte de uma igreja profética em saída.

Conquistas e derrotas, as práticas circulares como elemento precioso de escuta e resoluções de pequenos conflitos do dia a dia na própria missão e trabalhos pastorais com o público que atendemos.

Ir. Petra (Coordenadora Nacional) e Vera Dalzotto (Assessora Nacional da Justiça Restaurativa) ficam ainda uns dias nesta Região Amazônica para, entre outros, visitar a Diocese de Óbidos e Indaiatuba. E Vera ressalta que “sem dúvida ainda faremos muito por estas terras e uma certeza carregamos:a busca por um mundo sem cárceres passa pela conversão do não ao capitalismo, racismo, individualismo e desconstrução das estruturas escravagistas que nos engolem.”

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo