1º Curso à distância de Assistência Religiosa em Presídios é lançado na Arquidiocese de Campo Grande

 Em Igreja em Saída, Notícias

Com uma Aula Magna realizada na noite da última quarta-feira (19), o 1º Curso de ensino à distância (EaD) de Assistência Religiosa em Presídios foi lançado no auditório da biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no campus Tamandaré. Trata-se de uma parceria entre a Arquidiocese Metropolitana de Campo Grande, a UCDB Virtual e a Pastoral Carcerária Nacional.

O evento foi transmitido ao vivo pela internet e entre as autoridades que participaram da abertura estavam o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos,  o defensor público da 4ª Defensoria Pública de Atendimento a Presos Provisórios e Condenados de Campo Grande, Dr. Carlos Eduardo de Oliveira de Souza e a coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, Ir. Petra Silvia Pfaller.

Segundo Pe. Ricardo, a UCDB apoia a iniciativa por entender a importância do trabalho de assistência religiosa nos presídios. Ao discursar, o Reitor da Católica pontuou que esse público sempre foi uma das preocupações de Dom Bosco: “falar em pastoral carcerária é recordar, para nós salesianos, uma das gêneses de São Francisco de Sales, que contribuiu no desenvolvimento do método preventivo de Dom Bosco de educar evangelizando”.

Já o arcebispo de Campo Grande enfatizou a relevância de a capacitação ser oferecida na modalidade à distância. “A população carcerária aumenta a cada ano e sabemos da necessidade e relevância da assistência religiosa nos presídios. Através modalidade EaD, alcançaremos distintas regiões do Brasil, com uma formação de qualidade”, ressaltou Dom Dimas.

A aula magna com tema “Sistema Penitenciário Brasileiro: Há solução?”, foi ministrada pela Ir. Petra que, além de coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, é advogada e especialista em direitos humanos. Ela trouxe à discussão os dados estatísticos e a situação da população carcerária brasileira, a política atual de encarceramento e a importância do desencarceramento nesse cenário, além do direito à assistência religiosa, que é a missão da Pastoral Carcerária.

Informações e inscrições no curso

O objetivo do curso é capacitar pessoas interessadas na Assistência Religiosa em Presídios. Iniciará no próximo 10 de julho e o público alvo é voltado para pessoas interessadas em prestar assistência religiosa em presídios, aos agentes da Pastoral Carcerária e interessados no assunto do sistema prisional.

O curso contém quinze videoaulas de curta duração, que foram distribuídas em três eixos que correspondem à metodologia do curso: ver, julgar e agir. Após cada videoaula, será aplicado um exercício de fixação de múltipla escolha e ao final de cada eixo irá haver uma atividade reflexiva, com a elaboração de texto com o objetivo de integrar os assuntos discutidos no respectivo eixo.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de extensão universitária, com a carga horária de 40 horas aula. Para maiores informações e inscrições, clique aqui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo