Nos dias 11 a 13 de julho, o Pe. Almir, vide-coordenador da Pastoral Carcerária Nacional, esteve em Natal, Rio Grande do Norte, participando da Oficina HEPAIDS.COM, PEP e PrEP. Foi um momento de discussão, treinamento, reflexão, avaliação e encaminhamentos sobre as Hepatites Virais, HIV e, sobretudo, os métodos utilizados na prevenção do HIV mais recentes, que são a PEP e a PrEP.
A ONG IVES organizou o evento, e estavam presentes a PCr de Natal, a Associação Bom Samaritano de Sergipe, o grupo de Transplantados Hepáticos de Fortaleza, no Ceará, e um grupo de pessoas quilombolas que desenvolve um trabalho na própria comunidade deles, no interior do RN.
Havia outros agentes da PCr e um técnico representante do Ministério da Saúde. Além disso, participaram também pessoas ligadas à Secretaria da Saúde do RN, realizando apresentações de relatórios e iniciativas, entre elas sobre Hepatite e HIV. Como resultado do encontro, os integrantes encaminharam algumas atividades a serem desenvolvidas em parceria com a ONG IVES e também com o próprio Ministério da Saúde. As ações serão voltadas para o combate e erradicação das Hepatites Virais e da tuberculose no sistema carcerário.
Segundo o Pe. Almir: “O forte deste evento foi a comunicação e a utilização das redes sociais na divulgação e no trabalho de prevenção dessas doenças. A PCr apresentou o relatório da ação desenvolvida nos dois últimos meses visando o trabalho da comunicação nas redes sociais sobre essas doenças.”