Foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro, na casa de Retiro Assunção, em Brasília – DF, mais um “Encontro Nacional da Pastoral Carcerária”, que acontece a cada dois anos, e reuniu representantes de quase todos os estados do país.
Na oportunidade foram debatidas propostas de diretrizes e linhas de ação como prioridades para os próximos dois anos, com enfoque na formação e organização da PCr, utilizando uma metodologia de rodas de conversa e apresentações para proporcionar uma maior participação e integração, com base nas respostas de um questionário previamente preenchido por agentes de pastoral de todo o Brasil. Na questão da organização da Pastoral Carcerária, foi votada a extinção da estrutura por macrorregiões, para vigorar ao final da próxima Assembléia, após as eleições nacionais, que acontecerá em novembro de 2014. Em substituição, será utilizada a estruturação das coordenações por regionais, conforme a organização da CNBB.
Também como resultado do Encontro foi produzida uma “Carta aberta ao Ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo”, que pode ser acessada no site da Pastoral Carcerária Nacional no endereço:
https://carceraria.org.br/confira-a-carta-aberta-da-pastoral-carceraria-enviada-ao-ministro-da-justica.html