Highslide for Wordpress Plugin
Mulheres Presas, Notícias › 28/11/2017

Seminário sobre CF 2018 debate violência e encarceramento em massa

Nesta segunda-feira (27) ocorreu em Porto Alegre um seminário sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2018. O tema da campanha será “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)”.

Sendo assim, o seminário abordou vários temas que traziam a violência presente em diversos seguimentos, como violência estrutural na atual conjuntura, no sistema prisional , a intolerância religiosa, humana, social, e as violências presentes nas populações mais vulneráveis, como mulheres e LGBTTS.

Também foi destacado que os direitos dessas populações que sofrem com a violência, além de serem poucos, não são respeitados. Foi chamada atenção para a violência que ocorre nos nossos biomas, como nos pampas gaúchos, e em relação ao aumento do encarceramento e da superlotação dos presídios, a criminalização do uso e consumo das drogas foram apontados como uma das principais causas. Discutiu-se propostas para a descriminalização destas.

Vera Lucia Dalzotto, coordenadora estadual da PCr para a questão da mulher presa falou sobre as graves violações e condições degradantes que as mulheres encarceradas no estado sofrem.

A mulher encarcerada é uma população ainda muito invisível, e fora do cárcere as mulheres estão sujeitas às mais diversas formas de preconceitos , torturas e opressão, que atingem filhos e demais familiares.

Por fim, a ES.PE.RE realizou um debate sobre os fundamentos da justiça restaurativa como ferramenta de saída no rompimento do círculo da violência apresentado.

A irmã Imelda Maria Jacob, coordenadora da ES.PE.RE, e padre Edinho, coordenador da PCR do estado, defenderam e apresentaram a Agenda Nacional pelo Desencarceramento também como saída para o encarceramento em massa.

 


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados