17º Encontro Diocesano da Pastoral Carcerária é realizado em Governador Valadares

 Em Igreja em Saída, Notícias, Sem categoria

 
Nos dias 02, 03 e 04 de março de 2018, aconteceu a 17ª assembléia tratando da temática do desencarceramento, com assessoria do padre Gianfranco Graziola, Vice-Coordenador da Pastoral Carcerária. Os pontos da Agenda Nacional pelo Desencarceramento foram apresentados e trabalhados por ele.
O encontro foi realizado na Matriz Nossa Senhora do Carmo, na Casa da Boa Notícia, na comunidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce, e organizado pela equipe da PCR da Diocese de Governador Valadares-MG.
No encontro, cada diocese foi representada por até seis pessoas. Houve momentos de oração, partilha de experiências, além de visita à unidade prisional da cidade. “É importante a necessidade de conscientização da sociedade, que não vê com bons olhos os presos. Nosso objetivo é trabalhar por um mundo sem cárcere. O que nós entendemos por um ‘mundo sem cárceres’? Isso é possível? A Pastoral Carcerária não é um trabalho agradável, mas uma missão à luz do Evangelho e orientado pelo Papa Francisco. A igreja tem que ir atrás das ovelhas perdidas. Ela tem que sentir o cheiro delas, ousemos um pouco mais em tomar iniciativa”, afirmou o Pe. Gianfranco.
Ainda, durante o encontro se refletiu sobre o Ano do Laicato e a Campanha da Fraternidade de 2018, que aborda a superação da violência. Discutiu-se ainda sobre encarceramento em massa, e que a degradação carcerária, rebeliões, torturas e mortes, violações de direitos, superlotação e condições sub-humanas fazem parte do cotidiano de um sistema carcerário que não está em crise.
“O sistema carcerário cumpre a sua função perfeitamente: torturar e matar a população que está atrás das grades, em sua maioria pobre e negra. O sistema penitenciário só serve para oprimir”, segundo Gianfranco.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo